Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Arquivo Nacional dos EUA pede que ex-presidentes dos EUA e ex-vices verifiquem documentos confidenciais, diz CNN

Placeholder - loading - Vista da sede do Arquivo Nacional em Washington 04/03/2012 REUTERS/Gary Cameron
Vista da sede do Arquivo Nacional em Washington 04/03/2012 REUTERS/Gary Cameron

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - O Arquivo Nacional dos Estados Unidos pediu a ex-presidentes e vice-presidentes norte-americanos nesta quinta-feira que verifiquem novamente seus registros pessoais em busca de documentos confidenciais ou outros registros presidenciais, após a descoberta de tais documentos na posse do ex-presidente Donald Trump, do atual presidente Joe Biden e do ex-vice-presidente Mike Pence, informou a CNN.

A Administração Nacional de Arquivos e Registros (Nara, na sigla em inglês) enviou uma carta a representantes de ex-presidentes e vice-presidentes das últimas seis administrações presidenciais cobertas pela Lei de Registros Presidenciais (PRA), acrescentou a reportagem.

A carta citada pela CNN solicita que os ex-líderes verifiquem seus arquivos para garantir que o material considerado pessoal não contenha inadvertidamente registros presidenciais que são obrigados por lei a serem entregues ao Arquivo Nacional. O Arquivo Nacional dos EUA não respondeu a um pedido de comentário.

'Solicitamos que você conduza uma avaliação de quaisquer materiais mantidos fora do Nara relacionados à Administração para a qual você atua como representante designado sob a PRA, para determinar se corpos de materiais anteriormente considerados de natureza pessoal podem conter inadvertidamente informações presidenciais ou registros vice-presidenciais sujeitos à PRA, sejam eles confidenciais ou não', disse a CNN, citando a carta.

Documentos marcados como confidenciais foram descobertos na casa de Pence em Indiana na semana passada. Biden, cujos documentos datam de seu tempo como vice-presidente e senador, e Trump, que resistiu a entregar os itens, levando a uma operação do FBI, estão enfrentando investigações de promotores especiais do Departamento de Justiça sobre o manuseio impróprio de materiais sigilosos.

A manipulação dos registros por Trump também está sob investigação criminal federal.

Um porta-voz do ex-presidente Barack Obama disse à Reuters, quando questionado sobre possíveis documentos confidenciais, que seu escritório recebeu um 'liberação' do Arquivo Nacional.

(Reportagem de Doina Chiacu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. arquivo nacional dos eua pede …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.