Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: A-ha é destaque da programação

Saiba mais sobre a trajetória da banda dona do hit “Take on Me”

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Banda A-ha para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Banda A-ha para photoshoot.

Publicada em  

A banda norueguesa A-ha é nossa homenageada da semana aqui na Antena 1. O grupo de Pop Rock despontou nos anos 80 como um dos grandes representantes do movimento New Wave.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: A-ha é destaque da programação" #1
Toque para aumentar

O trio composto por Magne Furuholmen, o tecladista; Morten Harket, o vocalista; e Paul Waaktaar, o guitarrista, foi formado no ano de 1982.

Os músicos Magne e Paul se conheceram ainda na infância e, juntos, tocavam em uma banda de Rock chamada “Black Sapphire”. Morten também participava de um outro grupo, nomeado “Soldier Blues”.

Quando por vez decidiram se juntar como grupo, os artistas estavam em busca de um nome curto e de fácil memorização. Foi assim que o termo “A-ha” surgiu.

Com o nome definido e um projeto arriscado em mente, os músicos partiram da Noruega rumo a Londres para investir na carreira musical.

Já na capital inglesa, o trio saiu em busca de alguma gravadora interessada em firmar parceria e, após alguns percalços, a Warner Brothers Records decidiu assinar contrato.

Uma vez lançados ao mercado profissional, A-ha teve seu primeiro lançamento expressivo, com a faixa “Take on Me”.

No ano de 1985, a canção explodiu e rapidamente entrou para a Billboard Hot 100 da época, recebendo várias indicações a importantes prêmios.

“Take on Me” foi um dos singles do primeiro álbum de estúdio da banda chamado, “Hunting High and Low”.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: A-ha é destaque da programação" #2
Toque para aumentar

Dois anos após o lançamento do álbum de estreia, A-ha foi escolhido para assinar a trilha sonora de uma das maiores franquias da indústria cinematográfica: “007”. A faixa “The Living Daylights” foi selecionada como música tema do filme de 1987, “007 - Marcado para a Morte”, protagonizado por Timothy Dalton e Maryam d'Abo.

A banda continuou conquistando seu espaço na indústria musical e, só entre as décadas de 80 e 90, A-ha ganhou nove estatuetas do Mtv Video Music Awards.

Ao longo de seus anos de carreira, A-ha marcou presença em vários shows e festivais importantes.

No ano de 1991, o trio lotou o Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, com sua primeira participação no Rock In Rio.

Já em 2005, a cidade de Berlim, na Alemanha, recebeu a banda para o Live 8 com uma impressionante audiência de 200 mil pessoas ao vivo e uma transmissão global vista por aproximadamente 2 bilhões de pessoas.

Apesar disso, no ano de 2009, A-ha manifestou ao público o desejo de se separar e cada membro seguir objetivos diferentes. Foi então que, em 2010, a banda saiu em sua última turnê internacional (até o momento) e após o fim dos shows, entrou em hiato.

No ano de 2015, período que marcou o 30º aniversário de A-ha, a banda foi anunciada como atração do Rock In Rio e paralelamente lançou um álbum de estúdio chamado “Cast In Steel”.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: A-ha é destaque da programação" #3
Toque para aumentar

No ano de 2020, A-ha retornaria ao Brasil para uma sequência de shows em vários estados, contudo, em razão da pandemia, as apresentações tiveram que ser adiadas.

Agora, em julho de 2022, o grupo está em território nacional para cumprir a agenda que os fãs há tanto esperam.


Veja também: DICAS DA SEMANA (18/07 A 22/07)

'CANNIBAL': STEVEN SPIELBERG DIRIGE PRIMEIRO VIDEOCLIPE DA CARREIRA


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana a ha e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.