Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação

Cantora é dona de hits como “Cold Heart”, “We’re Good” e “Love Again”

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Dua Lipa em fundo azul para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Dua Lipa em fundo azul para photoshoot.

Publicada em  

Consagrando-se como uma das maiores vozes de sua geração, Dua Lipa trouxe grandes contribuições para a indústria musical em seus anos de carreira. A voz por trás de grandes hits de nossa programação é a homenageada da vez em nosso quadro Artista da Semana.

Conheça mais sobre Dua Lipa!

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação" #1
Toque para aumentar

Dua Lipa é natural de Londres, na Inglaterra. Nascida em 22 de agosto de 1995, é filha de refugiados. Seus pais são albaneses mas fugiram para o continente Europeu em meados da década de 90 devido a Guerra Civil da Iugoslávia.

A artista é a mais velha dos três filhos do casal Anesa e Dukagjin Lipa. Rina Lipa tem 21 anos e atua como modelo e Gjin Lipa tem 16 anos e ainda é estudante.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação" #2
Toque para aumentar

Seu nome artístico é também seu nome de registro e é de origem albanesa. Lipa é, de fato, o sobrenome da família e Dua significa amor.

A cantora começou a se interessar por música, por influência principalmente de seu pai. Dukagjin tinha uma banda de rock chamada “Oda”, cujo era o guitarrista e vocalista principal. A forma que ele levava seu amor pela música como um hobby e não uma profissão, tocava muito em casa, o que fez a pequena Dua se interessar e começar a cantar já com 5 anos de idade.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação" #3
Toque para aumentar

Dua Lipa passou a infância toda na capital inglesa, mas em 2008, com o decreto de independência do Kosovo, seus pais decidiram voltar para o país de origem.

Foi nesse período que Dua começou a postar alguns covers em seu canal do Youtube. A jovem gravava músicas de cantores que eram considerados ícones na época, como Nelly Furtado, Christina Aguilera e Alicia Keys.

Aos 15 anos, Dua Lipa resolveu investir de vez na carreira artística e voltou para Londres, onde morou num flat com alguns amigos. Nessa época, a cantora matriculou-se na Sylvia Young Theatre School, escola de artes de onde grandes nomes da música britânica saíram, como Amy Winehouse e Rita Ora.

Como forma de se familiarizar ainda mais no show business e ainda ganhar um pouco mais de dinheiro, Dua Lipa começou a trabalhar como modelo e, como fazia parte do casting de uma agência, a jovem conseguiu uma vaga para protagonizar um anúncio do reality musical “The X-Factor”, em 2013. Veja:

Circulando na indústria por alguns anos, em 2015, Dua Lipa conseguiu seu tão sonhado contrato profissional com uma gravadora. A Warner Music confiou no trabalho da novata e deu a ela a chance de lançar um álbum de estúdio.

O primeiro single lançado foi “New Love”, em agosto de 2015. A letra fala sobre a luta que um artista tem para achar seu lugar na indústria musical e sobretudo, sobre o medo que eles têm de perder o que realmente importa.

Para finalizar esse movimentado ano de 2017, Dua Lipa fez sua primeira passagem pelo Brasil. A cantora foi a responsável pelo show de abertura da banda Coldplay no Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Contudo, os fãs paulistas tiveram um pouco mais de sorte porque Dua também apresentou um show solo na capital.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação" #4
Toque para aumentar

Com a chegada de 2018, Dua Lipa lançou mais faixas que entraram para a versão estendida de seu primeiro álbum. Entre elas, a canção “One Kiss”, em parceria com o DJ Calvin Harris, que ganhou destaque e chegou até a liderar a parada UK Singles Charts.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação" #5
Toque para aumentar

Foi também nesse ano que Dua Lipa foi notada por uma grande premiação pela primeira vez. No Brit Awards de 2018, ela apresentou seu hit "New Rules”.

Além disso, venceu as categorias Artista Solo Britânica Feminina e Artista Revelação.

Em 2019, os preparativos para uma nova era começaram. A cantora lançou em novembro o single "Don't Start Now”, que entrou no Top 3 da Billboard Hot 100.

Essa foi a primeira prévia do que Dua Lipa estava preparando para sua nova era; e dessa vez, com uma identidade visual e conceito bem mais definidos.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação" #6
Toque para aumentar

No primeiro dia de dezembro, ela finalmente anunciou o nome de seu próximo álbum. O nascimento da era “Future Nostalgia” aconteceu através do Instagram da cantora, onde ela postou uma foto de uma tatuagem no braço com o título do projeto.

Esse disco chegou com uma sonoridade mais “nostálgica” com muita influência dance e eletrônica dos anos 80, 90 e 2000, coisas que a cantora ouvia quando era criança.

O álbum só foi oficialmente lançado em março de 2020, durante a pandemia e, por isso, a turnê mundial que estava programada para o mesmo ano, teve que ser adiada; mas isso não impediu que “Future Nostalgia” viralizasse nos quatro cantos do mundo e varresse os grandes prêmios.

No Grammy Awards de 2021, a produção levou para casa o prêmio de Melhor Álbum Vocal Pop e no Brit Awards se consagrou como Álbum Britânico do Ano. Além disso, Dua Lipa recebeu mais uma vez o título de Melhor Artista Solo Britânica Feminina.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação" #7
Toque para aumentar

Um mês antes do aniversário de um ano do álbum, Dua Lipa decidiu lançar uma reedição do projeto, chamada “Future Nostalgia The Moonlight Edition”. O disco contava com algumas novas faixas e parcerias, mas o grande destaque desse lançamento foi a faixa "We're Good”.

Em agosto de 2021, Dua Lipa fechou uma parceria que entraria para a história da música: “Cold Heart”, com Elton John.

A faixa fez muito sucesso e alcançou o topo de vários rankings internacionais. Aqui na Antena 1, a música não saiu da nossa lista das 10+ pedidas pelos ouvintes desde o dia em que foi colocada em nossa programação.

Leia também: AS 10+ DE 12 DE NOVEMBRO

O ano de 2022 começou movimentado para Dua Lipa. A cantora retomou a turnê mundial de “Future Nostalgia”, que havia começado no fim do ano anterior.

Além disso, para o Grammy Awards de 2022, Dua Lipa assumiu o outro lado da moeda e ao invés de receber um prêmio, ela foi apresentadora de um. Ao lado de Megan The Stallion, a cantora entregou a estatueta de Artista Revelação para Olivia Rodrigo.Tanto Megan quanto Dua já foram vencedoras dessa categoria anos anteriores, por isso, a academia escolheu a dedo as duas e ainda as vestiu com roupas parecidas desenhadas pela Versace.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação" #8
Toque para aumentar

Já em setembro de 2022, Dua Lipa desembarcou em terras brasileiras pela segunda vez. A cantora foi headliner do Rock in Rio e ainda apresentou um show em São Paulo.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Dua Lipa é destaque na programação" #9
Toque para aumentar

A equipe da Antena 1 teve a honra de poder conferir o show da capital paulista, então, se você quiser saber mais sobre essa experiência e ainda ler a crítica sobre, fique atento ao nosso site e nossas redes sociais.

O último show da “Future Nostalgia Tour”, que já dura mais de um ano, vai acontecer no fim de novembro e não por acaso, na Albânia.

Com o fim da turnê, os fãs já estão especulando o nascimento de uma nova era. Dua Lipa já divulgou que está em processo de composição, mas nada além disso foi anunciado. Então, para os fãs, basta esperar que a cantora surpreenda mais uma vez e impacte tanto a indústria como fez com “Future Nostalgia”.


Veja também: PLAYLIST ANTENA 1: ESPECIAL DE NATAL

LETRA E TRADUÇÃO: CAMBIARE PAGINA - PAOLA & CHIARA



Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana dua lipa e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.