Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação

Artista tem quase 60 anos de carreira

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Phil Collins em fundo azul para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Phil Collins em fundo azul para photoshoot.

Publicada em  

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #1
Toque para aumentar

Philip David Charles Collins nasceu em 30 de janeiro de 1951, na cidade de Londres, Inglaterra.

O britânico é o caçula de três filhos fruto do casamento entre um gerente de seguros e uma agente teatral. Sua irmã Carole, foi patinadora no gelo e seguiu os passos de sua mãe atuando também na área da atuação. Já o irmão Clive se tornou um famoso cartunista.

O primeiro contato que o artista teve com a bateria, que futuramente seria seu instrumento de maior destaque, foi ainda na infância. O artista conta que aos 5 anos de idade ganhou uma bateria de brinquedo de presente de Natal, e foi amor à primeira vista.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #2
Toque para aumentar

Aos 14 anos de idade, ele decidiu abandonar o colégio para se dedicar totalmente à arte. O jovem Phil largou a vida acadêmica para se tornar aluno em tempo integral da Bárbara Speake, instituto de arte em que sua mãe atuava.

Seu primeiro trabalho de verdade na indústria aconteceu no ano de 1964 e foi como figurante no filme dos Beatles, “A Hard Day's Night”. Phil Collins não foi sequer creditado na produção, mas a porta de entrada foi aberta.

Ainda nesse 1964, Phil entrou para o elenco do musical “Oliver!”, baseado no clássico livro “Oliver Twist”. Na época, ele ganhava 15 libras por semana e permaneceu na peça por duas temporadas.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #3
Toque para aumentar

Collins ainda chegou a atuar no filme “Calamity the Cow”, no ano de 1967, mas um desentendimento com um diretor foi a gota d'água para ele decidir se dedicar somente à música.

Depois do declarado ponto final em sua carreira de ator, Phil trabalhou para algumas bandas de rock da época, como Flaming Youth e Yes, por exemplo. E foi nesse período que Collins e Ronnie Caryl, um amigo de escola, entraram juntos no caminho da música.

Com a chegada do ano de 1970, sua trajetória musical se transformou por completo a partir de sua entrada no icônico grupo Genesis.

A banda havia assinado um contrato com a Charisma Records para gravar seu segundo álbum de estúdio, mas foi balançada com a saída de John Mayhew, o baterista, e de Anthony Phillips, o guitarrista.

Então, os músicos restantes decidiram continuar com a banda e publicaram um anúncio na revista musical Melody Maker recrutando novos integrantes. Collins conhecia o dono da Charisma Records e logo, conseguiu uma vaga nas audições, junto com o amigo Ronnie.

Após os testes, Phil Collins foi aprovado e se transformou oficialmente no baterista do Genesis. Em contrapartida, Ronnie não conseguiu e foi substituído por Steve Hackett.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #4
Toque para aumentar

De 1970 a 1975, Collins foi o responsável pela bateria e principalmente pelos backing vocals em álbuns e shows do Genesis. Sua primeira contribuição com o grupo aconteceu no ano de 1971, como disco “Nursery Cryme”.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #5
Toque para aumentar

No ano de 1975, o cantor Peter Gabriel anunciou sua saída, deixando Genesis sem vocalista. Foi nesse momento que Collins saiu da posição de backing vocal e assumiu os vocais principais do grupo.

Em 1976, Genesis lançou “A Trick of the Tail”, disco que apresentou oficialmente Phil Collins como voz principal da banda.

O projeto conquistou o terceiro lugar nas paradas do Reino Unido e o trigésimo primeiro nos Estados Unidos. Além disso, a crítica especializada também curtiu a nova sonoridade. Nas palavras da revista Rolling Stone: "Genesis conseguiu transformar a possível catástrofe da partida de Gabriel em seu primeiro sucesso americano de base ampla".

-Em 1977, mais uma alteração na formação do grupo. Genesis transformou-se em um trio, contando apenas com Collins, Banks e Rutherford. Eles lançaram o álbum “And Then There Were Three”, que saía do rock de sempre e se aproximava de um som pop mais típico de rádio.

Além disso, foi com o single "Follow You Follow Me" desse projeto, que Genesis conquistou pela primeira vez lugar no Top 10 do Reino Unido e no Top 40 dos Estados Unidos.

Após esse sucesso todo do álbum, Genesis saiu em turnê mundial, mas após o término, em dezembro de 1978, entrou em hiato.

Phil Collins fez essa pausa em sua carreira por conta do divórcio que estava enfrentando. Na época, o cantor era casado com Andrea Bertorelli e já tinha dois filhos: Simon e Joely Collins.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #6
Toque para aumentar

A retomada da carreira musical veio em 1981, quando Collins lançou seu primeiro álbum de estúdio solo, chamado de “Face Value”. A apresentação de Collins como artista solo para o mundo rendeu muito sucesso ao artista. Só nos Estados Unidos, o projeto vendeu 5 milhões de cópias.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #7
Toque para aumentar

Em novembro de 1982, o segundo álbum solo de Collins foi lançado. “Hello, I Must Be Going!” vendeu um pouco menos que o primeiro, mas mesmo assim continuou impulsionando o artista.

Paralelamente a isso, Genesis retomou as atividades e lançou álbuns e até discos gravados ao vivo.

Em 1984, Collins foi responsável por escrever e interpretar a canção “Against All The Odds” para a trilha sonora do filme de mesmo nome. A faixa foi muito abraçada: conquistou a primeira posição na Billboard Hot 100, rendeu o primeiro Grammy Awards de Collins na categoria Melhor Performance Vocal Pop Masculino e ainda recebeu uma indicação ao Oscar por Melhor Canção Original.

Foi ainda nesse ano que Phil Collins se casou pela segunda vez. O cantor selou matrimônio com Jill Tavelman e juntos tiveram Lily Collins. De todos os filhos de Phil que seguiram carreira artística, Lily foi, sem dúvidas, a mais bem sucedida. A atriz é conhecida por várias produções que já protagonizou, como o filme “Espelho Espelho Meu” e a série “Emily em Paris”.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #8
Toque para aumentar

Em 1985, Collins colocou seu nome em um dos maiores eventos da história: o Live Aid. Ele foi o único artista a aparecer tanto no show de Londres quanto no show dos Estados Unidos no mesmo dia.

Em 1986, Collins se dedicou mais uma vez aos trabalhos com Genesis. A banda lançou seu décimo terceiro álbum de estúdio chamado “Invisible Touch”. O projeto se consagrou como o mais vendido de toda a história da banda e ainda foi vencedor de um Grammy Awards.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #9
Toque para aumentar

Depois disso, a banda saiu em mais turnê e, quando chegou ao fim, Collins assumiu um papel que havia deixado de lado desde a década de 60: o de ator. Ele protagonizou o filme “Buster”, que tem como trama o Grande Assalto ao Trem de Ledburn, na Inglaterra, que aconteceu no ano de 1963.

As críticas quanto ao longa foram um tanto quanto controversas. Muitos diziam que o filme glorificava o crime e chegou a sofrer inclusive boicote de algumas figuras públicas, como o Príncipe Charles e a Princesa Diana.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #10
Toque para aumentar

Em 1989, Collins lançou seu quarto álbum solo. “... But Seriously” abordava temas mais sociais e políticos, o que acarretou debate na mídia. Apesar disso, o projeto colheu bons frutos e tornou-se o álbum mais vendido do Reino Unido em 1990.

Já em 1991, o ano foi dedicado a Genesis. A banda lançou mais um álbum de estúdio e, dessa vez, chamado de “We Can't Dance”.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #11
Toque para aumentar

Depois os olhos voltaram a seus trabalhos solo. Em 1993, Collins lançou “Both Sides”, um projeto que teve um processo de composição muito diferente de tudo que o artista já tinha feito. Para esse disco, o artista tocou todos os instrumentos na gravação e produziu tudo sozinho. Isso porque, segundo ele, as canções eram tão pessoais que só ele poderia tocá-las.

No ano de 1999, Collins foi recrutado pela Disney para escrever a música tema do filme Tarzan. A faixa “You Will Be In My Heart” se tornou um hit internacional e entrou para a memória afetiva do público de várias idades.

Além disso, em 2000, "You'll Be In My Heart” rendeu a Collins um Oscar e um Globo de Ouro como Melhor Canção Original.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #12
Toque para aumentar

Ainda em 1999, Collins foi contemplado com uma das maiores homenagens que um artista pode ter. Ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, nos Estados Unidos.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #13
Toque para aumentar

Em 2003, Phil Collins e a Disney voltaram a fazer história juntos. O artista foi escolhido para compor a trilha sonora do filme “Irmão Urso”.

Já em 2007, Collins voltou a trabalhar com a banda Genesis depois de tantos anos dedicado a outras coisas. O artista embarcou na Turn It On Again Tour, que teve shows pela Europa e Estados Unidos.

Na década de 2010, Phil Collins também entrou em contato com Adele. O artista já disse em algumas entrevistas que os dois trabalharam juntos no estúdio e que a voz dela era impressionante. Contudo, nenhuma parceria musical foi oficialmente lançada.

Em 2016, ele lançou sua autobiografia chamada de “Not Dead Yet”. O lançamento chegou acompanhado de uma turnê de shows na europa.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #14
Toque para aumentar

Em março de 2022, o cantor colocou um ponto final em sua parceria com Genesis e encerrou uma era. Phil Collins se despediu do público e da banda em março deste ano em um show na cidade de Londres.

Nos últimos anos o cantor vem passando por uma série de problemas de saúde. Problemas na coluna o fizeram parar de tocar bateria e agora, a oportunidade de ver Phil Collins ao vivo virou lembrança.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Phil Collins é destaque na programação" #15
Toque para aumentar

Para conhecer mais afundo a trajetória musical de Phil Collins, confira o episódio do Arquivo Musical em sua homenagem:

Veja também: THRILLER 40: DISCO DE MICHAEL JACKSON GANHA EDIÇÃO COMEMORATIVA

LETRA E TRADUÇÃO: FOR LIFE – ISIS GEE


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana phil …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.