Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: Wham! é destaque na programação

Dupla composta por George Michael e Andrew Ridgeley foi fenômeno da década de 80

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Wham! para photoshoot.
Imagem/Divulgação: Wham! para photoshoot.

Publicada em  

Wham! foi uma dupla pop britânica composta por George Michael e Andrew Ridgeley, formada em Londres em 1980. O duo se tornou um dos artistas com maior sucesso comercial da década de 1980, vendendo mais de 30 milhões de discos em todo o mundo entre os anos de 1982 e 1986.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Wham! é destaque na programação" #1
Toque para aumentar

George Michael e Andrew Ridgeley se conheceram durante o período da escola. Os dois estudaram na Bushey Meads e lá formaram a banda embrionária Wham!. Junto a outros colegas de turma, os dois criaram uma banda de ska chamada “The Executive”.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Wham! é destaque na programação" #2
Toque para aumentar

O projeto não chegou a durar muito tempo, mas foi crucial para alinhar as expectativas de Michael e Ridgeley. Então, depois que as coisas com “The Executive” terminaram, os dois decidiram continuar juntos e, assim, nasceu Wham!

Os dois batalharam muito para conquistar seu espaço na indústria até alguma gravadora notá-los e isso só aconteceu em 1983, quando a dupla lançou seu primeiro álbum de estúdio.

O projeto foi nomeado de “Fantastic” e alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido naquele ano, levando vários singles ao estrelato como "Young Guns", “Nothing Looks the Same in the Light” e "Club Tropicana".

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Wham! é destaque na programação" #3
Toque para aumentar

No ano de 1984, a dupla lançou seu segundo disco chamado “Make It Big”, e conseguiu ainda mais êxito que o anterior. O que mais diferenciou esse projeto do primeiro foi a autonomia que a dupla assumiu quanto a produção do disco. George Michael foi o único produtor creditado na versão final do disco.

Em dezembro do mesmo ano, Wham! lançou uma faixa que ficaria eternizada na memória afetiva do público, “Last Christmas”.

Na época de lançamento, a faixa fez muito sucesso, alcançando o segundo lugar nas paradas do Reino Unido e permanecendo assim por cinco semanas. “Last Christmas” se transformou em um verdadeiro hino da festa de fim de ano e já foi regravada por vários artistas pop como Ariana Grande e Taylor Swift.

Em 1985, Wham! fez uma pausa nas gravações para embarcar em uma longa turnê mundial que atravessou os quatro cantos do mundo. Dentre os vários lugares que a banda fez show, sua passagem pela China deu o que falar. Isso porque essa foi a primeira vez que uma banda de música pop ocidental conseguiu se apresentar no país.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Wham! é destaque na programação" #4
Toque para aumentar

Na época, o empresário da dupla passou 18 meses tentando convencer as autoridades chinesas a deixar os artistas entrarem no país.

A passagem dos dois pela China foi de tamanho impacto que serviu de material para um documentário chamado de “Wham! in China: Foreign Skies”, lançado no meio de 1986.

A dupla também marcou presença em um dos eventos mais importantes da história da música, o Live Aid. Em 13 de julho de 1985, George Michael e Andrew Ridgeley subiram ao palco, mas não se apresentaram como Wham!. George cantou "Don't Let the Sun Go Down on Me" com Elton John, enquanto Andrew se juntou a Kiki Dee na fila de backing vocals.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Wham! é destaque na programação" #5
Toque para aumentar

George Michael já havia lançado duas músicas de gravação solo, "Careless Whisper", em 1984, e "A Different Corner", de 1986, e pouco a pouco, isso foi se transformando em rumores de separação de Wham!.

Então, em 1986, a dupla lançou o single de despedida, "The Edge of Heaven" e o último álbum “The Final''.

A separação dos dois aconteceu de forma pacífica, e não envolveu nenhum desentendimento. Na época, os dois rotularam o ocorrido como a separação mais amigável da história do pop.

A dupla anunciou um show de despedida que aconteceu dia 28 de junho de 1986. Wham! juntou 72 mil pessoas no estádio de Wembley, em Londres, para colocar um ponto final a uma carreira que foi um dos casos de maior popularidade da década.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Wham! é destaque na programação" #6
Toque para aumentar

Com o fim de Wham! cada um seguiu seu caminho. George Michael caiu no gosto do público e trilhou uma carreira solo tão boa quanto a que tinha quando trabalhava em dupla.

Saiba mais: ARTISTA DA SEMANA: GEORGE MICHAEL É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

No caso de Andrew Ridgeley a história não foi bem assim. Com o fim da banda, ele se mudou para Mônaco para se aventurar no automobilismo de Fórmula Três, porém não teve muito sucesso, e decidiu ir para Los Angeles para seguir a carreira de cantor e ator, mas também não teve muita sorte.

Foi então que, em 1990, ele decidiu voltar para a Inglaterra e conseguiu que a CBS Records lançasse seu álbum de estúdio solo “Son of Albert”. O público não curtiu muito o som solo de Andrew e após vendas fracas, a gravadora recusou a opção de um segundo álbum.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Wham! é destaque na programação" #7
Toque para aumentar

George e Andrew chegaram a se encontrar algumas vezes no palco depois da separação. A primeira vez foi em 1988, no aniversário de 25 anos de George, onde ele decidiu comemorar em um show na Inglaterra.

Na ocasião, o cantor foi surpreendido com membros de sua família e amigos invadindo o palco e, para a felicidade dos fãs, Andrew foi parte desse grupo. Os dois reviveram a faixa "I'm Your Man" e aqueceram o coração de quem amava o som de Wham!.

Em janeiro de 1991, Andrew se juntou a George no palco para algumas músicas no bis de sua apresentação no Rock in Rio no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Wham! é destaque na programação" #8
Toque para aumentar

Na noite de Natal de 2016, George Michael faleceu vítima de uma doença cardíaca e hepática. Na época, ele tinha apenas 53 anos.

Já Andrew, atualmente tem 59 anos e apesar de não ter feito muito como carreira solo na música, carrega uma legião de fãs da época de Wham!. Em 2019, ele lançou um livro que virou Best-Seller chamado “Wham! George and Me” contando um pouco da história dos dois.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: Wham! é destaque na programação" #9
Toque para aumentar

Veja também: TAYLOR SWIFT COMPLETA 33 ANOS: CONFIRA A HOMENAGEM ESPECIAL DA ANTENA 1

ENTREVISTA EXCLUSIVA ANTENA 1: JOSS STONE

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana wham e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.