Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: George Michael é destaque na programação

Cantor iniciou a carreira musical na dupla Wham!

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: George Michael em apresentação de show.
Imagem/Divulgação: George Michael em apresentação de show.

Publicada em  

George Michael foi um cantor, compositor e produtor musical inglês. Nascido em 25 de junho de 1963, na cidade de Londres, seu verdadeiro nome é Georgios Kyriacos Panayiotou.

Seu nome é de origem grega. Seu pai nasceu e cresceu na Grécia e emigrou para a Inglaterra na década de 50. Além disso, George foi o caçula em sua casa, teve mais duas irmãs mais velhas.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #1
Toque para aumentar

O artista começou a se interessar por música durante a adolescência. Foi na Bushey Meads, escola onde estudou, que ele conheceu uma pessoa que seria fundamental para sua carreira musical: Andrew Ridgeley.

Nessa época, os dois amigos compartilhavam muito a paixão que tinham pela música e, junto a outros colegas da escola, decidiram montar uma banda de ska chamada “The Executive”.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #2
Toque para aumentar

A banda não durou muito tempo mas acabou reafirmando o desejo de George de trabalhar com música. Então, ele começou como artista de rua no metrô de Londres fazendo covers de grandes nomes da música, como Queen. Além disso, ele também foi DJ de eventos e festas.

Em 1981 nasceu o primeiro grande feito da carreira de George, a dupla Wham!, que ele criou ao lado do velho amigo Andrew Ridgeley.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #3
Toque para aumentar

Dois anos depois, em 1983, a dupla lançou seu primeiro álbum de estúdio. “Fantastic” alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido naquele ano, levando vários singles ao estrelato como "Young Guns" e "Club Tropicana", por exemplo.

Já em 1984, a dupla lançou seu segundo disco chamado “Make It Big”, e se o álbum de estreia já foi um grande sucesso, esse segundo conseguiu ser ainda maior. Esse projeto também chegou ao primeiro lugar das paradas, mas dessa vez, nos Estados Unidos também.

Em dezembro de 1984, Wham! lançou uma faixa que ficaria eternizada na memória afetiva do público, eu tô falando de “Last Christmas”.

A faixa fez um sucesso tremendo na época do lançamento e conquistou um lugar eterno entre os hits natalinos de todos os tempos. “Last Christmas” se transformou em um verdadeiro hino da festa de fim de ano e grandes artistas pop da atualidade chegaram até a regravar a faixa, como Ariana Grande e Taylor Swift.

Em 1985, Wham! saiu em uma grande turnê mundial e, em especial, fez história ao passar pela China. Essa foi a primeira vez que uma banda de música pop ocidental passou pelo país e, obviamente, teve muita repercussão na mídia. Na época, o empresário da dupla passou 18 meses tentando convencer as autoridades chinesas a deixar os artistas entrarem no país.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #4
Toque para aumentar

Em 1986, anunciou separação. Como forma de despedida, a dupla lançou o single "The Edge of Heaven" e o álbum “The Final''.

O fim ficou marcado para o dia 28 de junho de 1986. Wham! juntou 72 mil pessoas no estádio de Wembley, em Londres, para colocar um ponto final a uma carreira de cinco anos que foi um dos casos de maior popularidade da década.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #5
Toque para aumentar

Com o fim dessa era conjunta, George Michael inaugurou seus trabalhos como artista solo. Para começar com o pé direito, o cantor lançou uma parceria com Aretha Franklin.

A faixa "I Knew You Were Waiting (For Me)" foi sucesso de cara e foi o vencedor da categoria Melhor Apresentação de R&B em Dupla ou Banda no Grammy Awards de 1988.

No final de 1987, George Michael lançou seu primeiro álbum solo, “Faith”. O projeto chegou ao topo da UK Albums Chart, e nos Estados Unidos ficou 51 semanas consecutivas no top 10 da Billboard 200, incluindo 12 semanas em primeiro lugar.

Confira algumas das faixas desse álbum que fazem parte da programação da Antena 1:

Em 1988, George Michael embarcou em uma turnê mundial. No show de Los Angeles, ele dividiu o palco com Aretha Franklin para cantarem o famoso dueto. O show fez tanto sucesso que foi o segundo evento mais rentável daquele ano, arrecadando cerca de 17,7 milhões de dólares.

No Brit Awards de 1988, George Michael recebeu o prêmio de Melhor Artista Solo. Além disso, Faith ganhou o Grammy de Melhor Álbum do Ano, na trigésima primeira edição da premiação.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #6
Toque para aumentar

Em setembro de 1990, George lançou seu segundo álbum de estúdio, chamado de “Listen Without Prejudice Vol. 1" . Para este álbum, ele tentou criar uma reputação nova como artista.

"Praying for Time" foi o primeiro single dessa era e contava com uma letra que falava sobre injustiça e problemas sociais. A música foi um sucesso instantâneo, chegando ao topo da parada da Billboard Hot 100 e também ao sexto lugar no Reino Unido.

No final de 1991, o cantor embarcou na turnê Cover to Cover Tour, que passou por vários países, inclusive o Brasil, onde ele tocou no Rock in Rio.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #7
Toque para aumentar

Ainda nesse ano, ele lançou sua autobiografia pela Penguin Books, intitulada “Bare”, escrita em parceria com o jornalista Tony Parsons. Esse livro foi importante para George se mostrar de uma outra forma para o público que o acompanhava.

George Michael também cantou no tributo a Freddie Mercury em 20 de abril de 1991, no Estádio de Wembley, em homenagem à vida e à carreira do vocalista do Queen para impulsionar a pesquisa sobre a AIDS.

O show aconteceu meses antes da morte do ídolo e, em sua última entrevista no rádio, Freddie elogiou George Michael e disse que adorava a canção “Faith”. Um tempo depois, o show foi lançado em CD com o título “Five Live”.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #8
Toque para aumentar

No fim de 1994, George Michael lançou a emocionante faixa "Jesus to a Child". A música era um triste tributo a seu companheiro, Anselmo Feleppa, que faleceu em março de 1993.

Essa faixa foi lead single do seu terceiro álbum de estúdio, “Older”, lançado em 1996.

Com a virada do século, George Michael entrou em um período menos agitado musicalmente falando. Lançou o álbum “Patience”, em 2004 e em 2014, seu primeiro e único disco ao vivo, chamado “Symphonica”.

Na vida pessoal, as coisas não foram tão calmas assim. O artista teve alguns problemas com a lei por dirigir embriagado e sobre o uso de drogas e remédios antidepressivos.

No dia 25 de dezembro de 2016, George Michael foi encontrado sem vida, em sua cama, por Fadi Fawaz. Um dia depois, ele publicou que o cantor havia se matado, após várias tentativas de suicídio.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #9
Toque para aumentar

Posteriormente, Fawaz negou os tweets, alegando que as postagens foram feitas por hackers. Nas semanas que se seguiram, ele foi interrogado e investigado pela polícia britânica, que concluiu-se zero envolvimento com a morte do cantor.

O inquérito final alegou que George Michael teve morte natural, devido a problemas no coração e no fígado.

Na época de sua morte, o cantor tinha apenas 53 anos e deixou um legado fortíssimo e uma marca que não vai ser apagada jamais para a história da música.

Imagem de conteúdo da notícia "Artista da Semana: George Michael é destaque na programação" #10
Toque para aumentar


Veja também: PLAYLIST ANTENA 1: ESPECIAL DE NATAL

AS 10+ DE 26 DE NOVEMBRO




Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana george …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.