Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

As piscadelas interferem na comunicação

Segundo estudo, a duração de uma piscada pode influenciar numa conversa e na elaboração de respostas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "As piscadelas interferem na comunicação"

Publicada em  

De acordo com publicação do jornal colombiano ''El espectador'', pesquisadores holandeses descobriam algo inusitado: que durante um diálogo, as pessoas interpretam a piscada de seu interlocutor como uma resposta. As mais longas são um gesto de compreensão.

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Max Planck de Psicolinguística dos Países Baixos revelou que ao piscar o ser humano responde o interlocutor que está perguntando algo.

Para o especialista Paul Hömke, líder do estudo, o achado mostra que um dos movimentos humanos mais sutis, a piscadela dos olhos, parece ter um efeito surpreendente na coordenação da interação cotidiana das pessoas.

Segundo o documento, publicado nesta semana na revista PLOS ONE, o indivíduo percebe de modo inconsciente a piscada como um sinal de comunicação e até mesmo altera seu falar em função da interpretação do gesto. Por exemplo: a pessoa responde de maneira diferente, se quem estiver conversando com ela piscar de forma curta ou longa, mesmo que a diferença dos dois seja de apenas milissegundos de duração. Elaborando respostas mais breves, quando o outro interlocutor pisca de modo mais lento.

Os profissionais do exterior afirmam que a piscadela mais longa pode ser entendida como um gesto fácil de compreensão. Por isso, quanto mais longa, quem fala percebe que o outro já recebeu informação suficiente, e opta por dar explicações mais sucintas.

“Aparentemente, a piscada de duração maior transmite a ideia de que a pessoa já entendeu a mensagem”, completa Sinc Hömke.

Para chegar as conclusões, os estudiosos desenvolveram um sistema experimental pautado na tecnologia de realidade virtual no qual um avatar era quem fazia perguntas e piscava.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. as piscadelas interferem na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.