Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Assassinato de candidato presidencial choca o Equador

Placeholder - loading - Fernando Villavicencio durante campanha em Quito  9/8/2023   REUTERS/Karen Toro
Fernando Villavicencio durante campanha em Quito 9/8/2023 REUTERS/Karen Toro

Publicada em  

Por Alexandra Valencia

QUITO - O assassinato do candidato presidencial equatoriano Fernando Villavicencio chocou o país, onde o aumento da violência relacionada às drogas é uma grande preocupação para os eleitores, levando alguns de seus rivais a suspender a campanha.

Villavicencio, um crítico veemente da corrupção e do crime organizado, foi morto na quarta-feira durante um evento de campanha noturno no norte de Quito.

Um suspeito do crime morreu mais tarde devido a ferimentos sofridos em um tiroteio e outros seis foram presos até agora, disse o gabinete da procuradoria. Nove pessoas, incluindo um candidato ao Legislativo e dois policiais, ficaram feridas, acrescentou.

O presidente Guillermo Lasso disse que o crime foi claramente uma tentativa de sabotar a eleição, mas que a votação ocorreria conforme planejado em 20 de agosto, embora em meio a um estado de emergência nacional com os militares mobilizados para garantir a segurança.

Lasso também declarou três dias de luto.

O assassinato gerou raiva dos partidários de Villavicencio em relação ao ex-presidente Rafael Correa, de quem Villavicencio era um detrator declarado quando trabalhava como jornalista.

Villavicencio havia sido condenado a 18 meses de prisão por difamação por declarações feitas contra o ex-presidente, mas fugiu para território indígena no Equador e então recebeu asilo no Peru, antes de retornar depois que Correa deixou o cargo.

'O Equador se tornou um Estado falido', disse Correa, que agora mora na Bélgica, na plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter. 'Espero que aqueles que tentam semear mais ódio com esta nova tragédia entendam que isso só continuará a nos destruir.'

A candidata Luisa González, que concorre pelo partido de Correa e lidera com 29,3% das intenções de voto, expressou horror pelo assassinato, mas não suspendeu sua campanha.

O candidato indígena Yaku Pérez e Jan Topic suspenderam suas campanhas, enquanto o empresário Otto Sonnenholzner implorou ao governo para agir.

Lasso, que convocou as eleições antecipadamente em meio a um pedido de impeachment contra ele, culpa pelo aumento da violência nas ruas e nas prisões as lutas criminosas internas para controlar as rotas do narcotráfico usadas por cartéis mexicanos, a máfia albanesa e outros, e teve dificuldade para conter o crime.

Preocupações com segurança, juntamente com emprego e migração, são questões importantes na disputa presidencial.

O partido de Villavicencio, Movimiento Construye, disse na quarta-feira que discussões foram realizadas recentemente sobre a suspensão da campanha devido à violência política, incluindo o assassinato em julho do prefeito de Manta.

Villavicencio se opôs à suspensão, afirmou, dizendo que seria um ato de covardia.

Villavicencio havia feito na terça-feira um relatório ao gabinete da procuradoria sobre um negócio de petróleo, mas nenhum outro detalhe de seu relatório foi divulgado.

Villavicencio tinha 7,5% de apoio nas pesquisas, colocando-o em quinto lugar entre oito candidatos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. assassinato de candidato …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.