Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Astronautas da Nasa fotografam Terra em órbita antes de seguirem para a Lua

Astronautas da Nasa fotografam Terra em órbita antes de seguirem para a Lua

Reuters

02/04/2026

Placeholder - loading - Cápsula Orion da missão Artemis 2,  em uma imagem de vídeo 01/04/2026 NASA TV/Handout via REUTERS
Cápsula Orion da missão Artemis 2, em uma imagem de vídeo 01/04/2026 NASA TV/Handout via REUTERS

Por Joey Roulette

ORLANDO, Flórida, 2 Abr (Reuters) - Os ​astronautas da Artemis 2 da Nasa encerraram nesta quinta-feira seu primeiro dia no espaço testando as câmeras que usarão para capturar imagens dramáticas da Terra à medida que ela se afasta lentamente sob eles, horas antes de deixar a órbita rumo à Lua.

'É como sair de casa e tentar tirar uma foto da Lua. É assim que me sinto agora ao tentar tirar uma foto da Terra', disse o comandante Reid Wiseman ao controle da missão em Houston, enquanto tirava fotos de seu planeta natal com um iPhone.

A mais de ⁠64.000 km ⁠de distância da Terra, onde o ​planeta aparece ‌como um globo encolhido e iluminado pelo Sol, Wiseman disse que tirar fotos dessa distância dificultava o ajuste das configurações de exposição em sua GoPro e no iPhone.

A Nasa ainda não liberou nenhuma imagem capturada pela tripulação até o ⁠momento, mas espera fazê-lo mais tarde na missão, após momentos mais climáticos. Entre ​elas está a esperada imagem do 'Earthrise' (nascer da Terra), que lembra a famosa foto ​tirada pelo astronauta William Anders, da Apollo 8, ‌em 1968, quando sua ​espaçonave deu ⁠a volta na Lua.

A especialista em missões Christina Koch descreveu ao controle da missão 'a beleza que estamos vendo'.

'Você pode realmente distinguir a costa do continente, pode distinguir rios por causa do ​brilho do Sol, pode ver nuvens altas de tempestades... e pode ver o Polo Sul iluminado. É simplesmente fenomenal', disse ela.

A missão, entretanto, não foi isenta de pequenas falhas técnicas. Houve problemas com o banheiro e as tentativas iniciais de Wiseman de usar ​o Microsoft Outlook para verificar emails, mas ambos foram corrigidos.

ASTRONAUTAS USAM GOPROS E IPHONES PARA DOCUMENTAR A VIAGEM

Os quatro astronautas da missão Artemis 2, que foi lançada da Flórida na quarta-feira, têm alguns dispositivos diferentes a bordo para tirar fotos do espaço de dentro de sua cápsula Orion durante o voo.

Eles incluem uma pequena câmera de ação GoPro, iPhones e câmeras profissionais Nikon, uma marca mais familiar para os astronautas da Nasa que as ​utilizam na Estação Espacial Internacional (ISS) há anos.

A decisão de equipar a tripulação com iPhones foi ‌tomada pelo administrador da Nasa, Jared Isaacman, ⁠um astronauta bilionário que voou em duas missões privadas da SpaceX Dragon e usou os dispositivos durante seus próprios voos, disseram funcionários da Nasa.

No sexto dia, espera-se que ⁠os astronautas alcancem cerca de 252.000 milhas (405.000 km) da ⁠Terra, o ponto mais distante já voado ⁠por humanos, quando ⁠o ​planeta parecerá não maior do que uma bola de basquete além do lado oculto da Lua.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...