Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ataques a navios-tanque no Estreito de Ormuz têm maior número em uma semana desde início da guerra, dizem fontes

Ataques a navios-tanque no Estreito de Ormuz têm maior número em uma semana desde início da guerra, dizem fontes

Reuters

07/10/2026

Placeholder - loading - Embarcações no Estreito de Ormuz 2 de outubro de 2026 REUTERS/Stringer
Embarcações no Estreito de Ormuz 2 de outubro de 2026 REUTERS/Stringer

Por Jonathan Saul

LONDRES, 7 Out (Reuters) - Os ​ataques a petroleiros que navegavam pelo Estreito de Ormuz atingiram na semana passada o maior número registrado em qualquer semana desde o início da guerra com o Irã, segundo fontes de segurança marítima que monitoram os incidentes, em meio a um aumento nas exportações por parte dos produtores do Golfo Pérsico.

Ataques, tentativas de ataque e atividades de assédio — incluindo sobrevoos de drones, vigilância e comunicações via rádio VHF pela Guarda Revolucionária do Irã — têm persistido no estreito, ⁠informou ⁠o Centro Conjunto de Informações Marítimas (JMIC), ​liderado pela ‌Marinha dos Estados Unidos, em um comunicado divulgado no domingo.

“Essas ações continuam a demonstrar a intenção do Irã de afirmar sua presença ao longo de rotas de trânsito estratégicas e manter a pressão ⁠sobre as embarcações em trânsito”, afirmou o JMIC.

Na semana de 28 ​de setembro a 5 de outubro, ocorreram pelo menos 12 ataques a ​navios-tanque de petróleo, gás natural liquefeito e ‌gás de petróleo ​liquefeito nas ⁠proximidades do Estreito de Ormuz, de acordo com dados de três fontes de segurança marítima que analisaram os incidentes com base em informações recebidas da região.

Esse ​foi o maior número de ataques em uma única semana desde o início da guerra dos EUA contra o Irã, em 28 de fevereiro, afirmaram as fontes.

Dados separados compilados pela agência de navegação da ONU, a ​Organização Marítima Internacional (OMI), mostraram nove incidentes envolvendo embarcações na mesma semana.

O órgão da ONU costuma levar mais tempo para verificar e registrar oficialmente os incidentes, afirmam fontes marítimas.

A semana mais próxima em termos de incidentes comparáveis foi a semana de 13 de julho, quando ocorreram oito incidentes, segundo dados separados da OMI.

Os exportadores de petróleo do Golfo Pérsico superaram os níveis pré-guerra durante cerca ​de metade do mês de setembro, segundo dados de navegação divulgados na segunda-feira, ‌embora os ataques a petroleiros e ⁠as restrições logísticas obscureçam as perspectivas de fluxos mais elevados de forma sustentada.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia informou na terça-feira que 12 ⁠tripulantes ficaram feridos depois que um projétil desconhecido ⁠atingiu o petroleiro On Peace, de ⁠bandeira panamenha, enquanto ⁠ele ​passava pelo Estreito de Ormuz.

(Reportagem de Jonathan Saul; Reportagem adicional de Nerijus Adomaitis)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...