Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ativista Greta Thunberg é escolhida Personalidade do Ano pela Time

Placeholder - loading - Capa da Revista Time, que escolheu Greta como Personalidade do Ano TIME via REUTERS
Capa da Revista Time, que escolheu Greta como Personalidade do Ano TIME via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

NOVA YORK/MADRI (Reuters) - A ativista sueca Greta Thunberg, que inspirou milhões de jovens pelo mundo a cobrar medidas contra a mudança climática, foi escolhida a Personalidade do Ano de 2019 pela revista Time.

Greta, que completará 17 anos em janeiro e é conhecida por suas falas firmes, lançou uma campanha há dois anos ao faltar as aulas na escola toda sexta-feira para protestar em frente ao Parlamento sueco, como forma de pressionar as autoridades a cumprir metas de cortar as emissões de carbono.

As ações da jovem rapidamente atraíram a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo, que foram às ruas em setembro deste ano para demonstrar apoio à causa.

'Nos 16 meses (desde que os protestos começaram), ela se dirigiu a chefes de Estado na Organização das Nações Unidas, encontrou o papa, contrariou o presidente dos Estados Unidos e inspirou 4 milhões de pessoas a participar de uma greve global pelo clima', afirmou a revista.

O prêmio foi anunciado um dia após a jovem ter sido chamada de 'pirralha' pelo presidente Jair Bolsonaro -- o que a levou a adotar a mesma palavra na descrição de seu perfil no Twitter.

Bolsonaro fez o comentário ao ser perguntado sobre o assassinato, no último final de semana, de dois índios Guajajara, no Maranhão. 'Índio? Qual é o nome daquela menina lá? Greta. A Greta já falou que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí. Pirralha', disse, ao falar com jornalistas na saída do Palácio da Alvorada.

A ativista sueca escrevera em sua conta no Twitter que 'os povos indígenas estão literalmente sendo assassinados por tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal'.

Greta está em Madri para uma cúpula da ONU sobre o clima, onde líderes mundiais estão discutindo como implementar o Acordo de Paris, de 2015, elaborado para evitar uma catástrofe provocada pelo aquecimento global.

'Parece que isso se tornou algum tipo de oportunidade para os países negociarem brechas e evitarem ampliar sua ambição', disse a ativista mais cedo, sob aplausos, na capital espanhola.

'Tenho certeza de que, se as pessoas ouvissem o que estava acontecendo e o que foi dito... durante essas reuniões, elas ficariam perplexas'.

Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA e ambientalista de longa data, afirmou que a revista fez uma 'escolha brilhante'.

'Greta engloba a autoridade moral do movimento da juventude ativista ao exigir atitudes imediatas para resolver a crise climática. Ela é uma inspiração para mim e para as pessoas ao redor do mundo', disse.

(Por Barbara Goldberg e Valerie Volcovici)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ativista greta thunberg e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.