Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Base federal em terra yanomami é alvo de atentado, garimpeiro é preso

Placeholder - loading - Garimpo ilegal é vista na terra indígena Yanomami, em Roraima 11/02/2023 REUTERS/Amanda Perobelli
Garimpo ilegal é vista na terra indígena Yanomami, em Roraima 11/02/2023 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - Uma base federal montada no território yanomami em Roraima foi alvo de um atentado realizado por garimpeiros que tentavam levar minério extraído da terra indígena e um deles foi preso após ser ferido em tiroteio, disse o Ibama em nota na noite de quinta-feira.

De acordo com o órgão ambiental, o ataque aconteceu quando os agentes abordaram uma das sete embarcações em que estavam os garimpeiros, que reagiram à abordagem com disparos. Os fiscais revidaram e um dos garimpeiros ficou ferido e foi preso pela Polícia Federal, de acordo com o Ibama.

'Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula', disse o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho. A agência ambiental disse que pediu à PF reforço na segurança da base.

Também na quinta, os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio, anunciaram a antecipação do novo fechamento do espaço aéreo sobre a terra yanomami, inicialmente previsto para maio, para o dia 6 de abril.

Dino afirmou que a PF intensificará as ações na terra indígena para prender e apreender material dos garimpeiros que ainda seguem na terra indígena.

A presença do garimpo ilegal de ouro na terra yanomami levou fome e doenças aos indígenas e provocou uma crise humanitária e sanitária na região, o que levou o governo e declarar uma emergência sanitária.

O governo federal impôs um primeiro fechamento do espaço aéreo sobre o território no início de fevereiro, mas optou por reabrir parcialmente dias depois para permitir a saída espontânea de invasores. A reabertura teria duração de duas semanas, mas depois foi ampliada até maio.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. base federal em terra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.