Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Baterista George “Funky” Brown morre aos 74 anos

Um dos membros fundadores e principais compositores do Kool & The Gang

Placeholder - loading - Baterista George “Funky” Brown morre aos 74 anos.Divulgação
Baterista George “Funky” Brown morre aos 74 anos.Divulgação

Publicada em  

George "Funky" Brown, renomado baterista, membro fundador e destacado compositor do grupo de pop-R&B Kool & The Gang, faleceu em Los Angeles na noite passada, aos 74 anos, após uma corajosa batalha contra o câncer de pulmão. A notícia foi anunciada pelo TMZ.

George “Funky” Brown.Divulgação
Toque para aumentar

O baterista, ao lado de Robert "Kool" Bell no baixo, seu irmão Ronald Bell no tenor e o vocalista James "JT" Taylor, foi um dos cérebros por trás de sucessos como "Jungle Boogie", "Hollywood Swinging", "Cherish", "Celebration" e "Get Down On It".

Originário de Jersey City, NJ, Brown desenvolveu uma paixão precoce pelos bateristas de jazz Elvin Jones, Art Blakey e Jack DeJohnette ao conhecer o tecladista Ricky West, futuro membro do Kool & The Gang. Na década de 1960, enquanto ainda estavam no ensino médio, Brown, West, o futuro saxofonista Ronald Bell e o futuro trompetista Robert Mickens já se apresentavam em clubes de jazz.

A consolidação do grupo ocorreu em 1969, quando se tornaram oficialmente Kool & The Gang. Seu avanço veio em 1973 com o álbum "Wild and Peaceful". Ao longo das décadas de 70 e 80, Kool & The Gang acumulou uma série de sucessos, como "Ladies' Night" e "Joanna". Venceram dois Grammys, sete American Music Awards e foram inseridos no Hall da Fama de Nova Jersey. O álbum "Celebration" rendeu-lhes um Grammy em 1978 pela trilha sonora de "Saturday Night Fever".

Ao todo, eles ganharam dois Grammy Awards, sete American Music Awards e uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 2015. Ao longo dos anos, Kool & The Gang foram amplamente reconhecidos na indústria musical.

Em julho deste ano, Kool and the Gang lançou um novo álbum, “People Just Want to Have Fun”, que Brown produziu. No mesmo mês, ele publicou seu livro de memórias “Too Hot: Kool & the Gang & Me” e em agosto, ele decidiu oficialmente se aposentar da música.

"Você quer ver as pessoas felizes e quer ser bem-sucedido com isso", disse Brown em entrevista à NPR. "E você quer ajudar a criar uma cultura, uma cultura mundial, onde as pessoas se unem com essa música. Essa música está unindo as pessoas e tornando essa cultura mundial maior do que era antes. E quando você faz música que é música feliz, é isso que ela faz. Traz as pessoas para os clubes se divertirem. E é isso que fazemos. Fazemos nossa oração antes de partir, e dizemos: vamos fazer algumas pessoas felizes".

George Brown deixa sua esposa e cinco filhos. Em uma entrevista recente à KCAL News, o baterista compartilhou sua batalha contra o câncer. Um representante do grupo destacou: "George Brown co-escreveu muitas das canções icônicas da banda, sempre descrevendo sua música como 'O som da felicidade'". Sua contribuição marcante e legado na indústria musical serão lembrados com carinho.

Veja também:

ALANIS MORISSETTE FAZ ESPETÁCULO EM SHOW ÚNICO DE SÃO PAULO

VOLTA AO MUNDO: FRANK SINATRA MOSTRA QUE TODOS OS SONHOS SE TORNAM REALIDADE

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. baterista george funky brown …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.