Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC batiza Real Digital de Drex, mas mobilização de servidores deve afetar cronograma de lançamento

Placeholder - loading - Prédio do Banco Central em Brasília 22/03/2022. REUTERS/Adriano Machado
Prédio do Banco Central em Brasília 22/03/2022. REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central informou nesta segunda-feira que o Real Digital será chamado de “Drex”, em anúncio feito em meio a uma operação padrão de servidores do órgão que tende a afetar o cronograma para lançamento do produto.

“A mobilização do pessoal do banco tem afetado todos os processos, o Real Digital não é diferente”, disse Fábio Araújo, coordenador da iniciativa do Real Digital no Banco Central, em live sobre o tema. Ele não deu detalhes sobre eventual atraso no projeto.

Em março, Araújo havia informado que o uso da moeda digital pela população deveria começar no final de 2024, após a conclusão da fase de testes.

O BC divulgou em maio a lista de instituições selecionadas para participarem do desenvolvimento do piloto do real digital.

Na live promovida pelo BC, os técnicos da autarquia ressaltaram que a área de tecnologia do órgão sofreu uma redução de aproximadamente 30% no quadro de pessoal em dez anos.

De acordo com a autoridade monetária, a criação da moeda digital de banco central (em inglês, Central Bank Digital Currency - CBDC) viabilizará um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios e o acesso democrático por cidadãos e empreendedores.

“A combinação de letras forma uma palavra com sonoridade forte e moderna: ‘d’ e ‘r’ fazem alusão ao Real Digital; o ‘e’ vem de eletrônico e o ‘x’ passa a ideia de modernidade e de conexão”, disse o BC em nota.

(Por Bernardo Caram)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc batiza real digital de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.