Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC britânico eleva custos de empréstimos a pico em 15 anos e sinaliza que juros ficarão altos

Placeholder - loading - Sede do Banco da Inglaterra em Londres 30/07/2023. REUTERS/Hollie Adams/File Photo
Sede do Banco da Inglaterra em Londres 30/07/2023. REUTERS/Hollie Adams/File Photo

Publicada em  

Atualizada em  

Por David Milliken e Andy Bruce

LONDRES (Reuters) - O Banco da Inglaterra elevou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual nesta quinta-feira, para um pico de 15 anos de 5,25%, e fez novo alerta de que os custos de empréstimos deverão permanecer altos por algum tempo.

Ao contrário do Federal Reserve ou do Banco Central Europeu - que também aumentaram os em 0,25 ponto na semana passada - o Comitê de Política Monetária do banco central britânico deu poucas indicações de que aperto está prestes a terminar enquanto luta contra a inflação elevada.

'O Comitê de Política Monetária garantirá que a taxa bancária seja suficientemente restritiva por tempo suficiente para retornar a inflação à meta de 2%', disse o Banco da Inglaterra em uma nova orientação sobre as perspectivas para os juros.

'Alguns dos riscos de pressões inflacionárias mais persistentes podem ter começado a se cristalizar', acrescentou.

A inflação britânica atingiu um pico de 41 anos de 11,1% no ano passado e tem caído mais lentamente do que em outros lugares, chegando a 7,9% em junho, a mais alta de qualquer grande economia.

Economistas consultados pela Reuters na semana passada previam que os juros atingiriam um pico de 5,75% ainda este ano. As próprias previsões do banco central foram baseadas em previsões recentes do mercado - que agora diminuíram um pouco - de que as taxas atingiriam um pico acima de 6% e uma média de quase 5,5% nos próximos três anos.

'A inflação atinge mais duramente os menos favorecidos e precisamos ter certeza absoluta de que ela caia para a meta de 2%', disse o governador Andrew Bailey.

As autoridades de política monetária votaram por 6 a 3 para o aumento. Dois membros do comitê - Catherine Mann e Jonathan Haskel - votaram por um aumento de 0,5 ponto este mês, enquanto Swati Dhingra votou por manutenção, como ela fez durante todo este ano, alertando para o aperto excessivo.

Os mercados viam uma chance em três de um aumento maior para 5,5%, o que teria repetido a alta de junho.

O Banco da Inglaterra prevê que a inflação cairá para 4,9% até o final deste ano - um declínio mais rápido do que havia previsto em maio.

Isso aliviará o primeiro-ministro Rishi Sunak, que prometeu em janeiro reduzir a inflação pela metade neste ano, uma meta que parecia desafiadora.

No entanto, o banco central estima que a inflação cairá de forma ligeiramente mais lenta a partir do final do próximo ano. A inflação não deve voltar à meta de 2% até o segundo trimestre de 2025, três meses depois da previsão de maio.

(Reportagem adicional de Suban Abdulla)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc britanico eleva custos de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.