BC do Japão dá novos sinais de aumento dos juros no curto prazo com queda do iene
BC do Japão dá novos sinais de aumento dos juros no curto prazo com queda do iene
Reuters
21/11/2025
Por Leika Kihara
TÓQUIO (Reuters) - O Banco do Japão discutirá nas próximas reuniões de política monetária a viabilidade e o momento de um aumento da taxa de juros com foco no impulso do crescimento salarial do próximo ano, disse o presidente Kazuo Ueda, sinalizando a possibilidade de uma alta no curto prazo dos ainda baixos custos de empréstimo.
As falas, feitas depois que dados mostraram que o núcleo da inflação ao consumidor permaneceu acima da meta de 2% do banco central em outubro, mantêm viva a possibilidade de um aumento da taxa de juros já na próxima reunião de política monetária, em 18 e 19 de dezembro.
Discursando no Parlamento nesta sexta-feira, Ueda também disse que o Banco do Japão deve estar atento a como a fraqueza do iene pode afetar a inflação subjacente – um indicador chave que o banco analisa ao decidir quando aumentar os juros – ao impulsionar os custos de importação e os preços em geral.
'Em comparação com o passado, o impacto das variações cambiais sobre a inflação pode ter se tornado maior porque as empresas se tornaram mais ativas ao aumentar preços e salários', disse Ueda.
'Devemos estar cientes de que os aumentos de preços, por meio desses canais, podem afetar as expectativas de inflação e a inflação subjacente', disse ele, acrescentando que o banco central estará atento a esses efeitos vinculados à moeda sobre os preços domésticos.
Os comentários foram feitos em um momento em que a queda do iene em relação ao dólar, que atingiu uma mínima de 10 meses, aumenta a pressão sobre as autoridades japonesa para combater novas quedas na moeda, o que inflaria o custo de vida das famílias.
(Reportagem de Leika Kihara)
Reuters

