BC do Japão deve avaliar aumento de juros em dezembro, diz presidente
BC do Japão deve avaliar aumento de juros em dezembro, diz presidente
Reuters
01/12/2025
Por Leika Kihara
NAGOYA, 1 Dez (Reuters) - O Banco do Japão considerará os 'prós e contras' de aumentar a taxa de juros em sua próxima reunião de política monetária, disse o presidente Kazuo Ueda nesta segunda-feira, dando o sinal mais forte até agora de um aumento neste mês.
O iene e os rendimentos dos títulos subiam após os comentários, o que levou os mercados a precificar uma chance de aproximadamente 80% de um aumento dos juros na reunião de 18 e 19 de dezembro - em comparação com cerca de 60% na semana passada.
Em um discurso para líderes empresariais na cidade de Nagoya, Ueda expressou confiança de que a economia do Japão se recuperará de uma contração no terceiro trimestre, com o impacto das tarifas dos Estados Unidos sendo menor do que o inicialmente temido.
Com as preocupações sobre o impacto das tarifas diminuindo, a probabilidade de que as projeções econômicas e de preços do Banco do Japão sejam cumpridas está aumentando, disse Ueda, sinalizando que as condições para um aumento dos juros estão se encaixando.
'O Banco do Japão está no estágio em que deve examinar se o comportamento ativo de definição de salários pelas empresas continuará', o que é fundamental para saber quando aumentará a taxa de juros, disse Ueda.
A escassez de mão de obra está mais aguda, o lucro das empresas continua alto e o principal lobby empresarial pediu aos membros que continuem aumentando os salários, disse ele.
O banco central está 'coletando ativamente' dados sobre as perspectivas salariais antes de sua reunião de política monetária de dezembro, acrescentou.
'Examinaremos e discutiremos os acontecimentos econômicos e de preços no país e no exterior, bem como os movimentos do mercado... e consideraremos os prós e contras de aumentar a taxa de juros', disse Ueda.
O iene subiu 0,4% e atingiu a máxima da sessão, de 155,49 por dólar, após os comentários de Ueda. O rendimento do título do governo japonês de dois anos - o mais sensível à taxa de juros - ganhou 2 pontos-base, para 1,01%, nível mais alto desde junho de 2008.
'Ueda basicamente pré-anunciou um aumento em dezembro', disse Naomi Muguruma, estrategista-chefe de títulos da Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities. 'Com um aumento em dezembro praticamente garantido, ficar parado causaria uma enorme turbulência no mercado.'
O Banco do Japão saiu no ano passado de um programa de estímulo maciço que durou uma década e elevou sua taxa de juros para 0,5% em janeiro, considerando que a inflação estava prestes a atingir sua meta de 2% de forma sustentável.
Embora o banco tenha mantido os juros desde então, um número cada vez maior de membros da diretoria propôs um aumento, já que os preços altos dos alimentos mantêm a inflação ao consumidor acima de 2% por mais de três anos.
Uma pesquisa da Reuters no mês passado mostrou que uma pequena maioria dos economistas espera um aumento da taxa em dezembro. Todos projetam alta para 0,75% até março.
(Reportagem adicional de Makiko Yamazaki em Tóquio)
Reuters

