Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC prevê primeiro superávit nas contas externas em 14 anos em 2021

Placeholder - loading - BC prevê primeiro superávit nas contas externas em 14 anos em 2021 .     REUTERS/Thomas White/Illustration
BC prevê primeiro superávit nas contas externas em 14 anos em 2021 . REUTERS/Thomas White/Illustration

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central passou a projetar uma superávit nas transações correntes do país em 2021 de 2 bilhões de dólares, o equivalente a 0,2% do PIB, no que seria o primeiro resultado positivo das contas externas desde 2007, mostrou Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira.

A projeção anterior, de dezembro, era de um déficit de 19 bilhões de dólares e a revisão refletiu uma melhora na estimativa para a balança comercial.

A expectativa do BC é que a balança comercial feche este ano com superávit de 70 bilhões de dólares, ante 53 bilhões de dólares estimados antes, com as exportações chegando a 256 bilhões de dólares, valor que se equipara ao recorde da série histórica registrado em 2011.

'Apesar de terem começado o ano em nível deprimido, espera-se que as exportações aumentem a partir de março, impulsionadas pelo escoamento da boa safra de soja, pelo patamar elevado para preços de commodities e pela recuperação da demanda internacional', diz o documento do BC.

A projeção para o investimento estrangeiro direto no país foi mantida em 60 bilhões de dólares para o ano. Segundo o BC, as surpresas positivas nas entradas de empréstimos intercompanhia no início do ano compensam a perspectiva de recuperação mais lenta da conta de participação de capital.

(Por Isabel Versiani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc preve primeiro superavit …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.