Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC regulamenta depósitos remunerados e instrumento pode entrar em operação na semana de 30/08

Placeholder - loading - Fachada da sede do Banco Central, em Brasília 16/05/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino
Fachada da sede do Banco Central, em Brasília 16/05/2017 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central regulamentou a operacionalização dos depósitos voluntários remunerados de instituições financeiras, e o novo instrumento de política monetária pode começar a ser utilizado já na semana de 30 de agosto, após a realização de testes na próxima semana, informou a autoridade monetária nesta quinta-feira.

Os depósitos voluntários serão um instrumento complementar às chamadas operações compromissadas, com as quais o BC já faz hoje o controle do volume de recursos em circulação na economia para sustentar a taxa de juros estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Ao contrário das compromissadas, no entanto, os depósitos voluntários não envolvem a venda ou compra de títulos públicos pelo BC e não impactam a dívida pública do setor público. O uso do instrumento foi autorizado por lei sancionada em julho.

'Com a nova ferramenta, o Banco Central aperfeiçoa a gestão da liquidez bancária e se equipara a outros importantes bancos centrais do mundo que já atuam com o instrumento', disse o BC em nota.

O chefe do Departamento de Operações do Mercado Aberto, André de Oliveira Amante, afirmou que a remuneração dos depósitos voluntários deve ser semelhante às operações compromissadas, que seguirão sendo o principal instrumento de controle da liquidez.

A vantagem do instrumento para os bancos será a simplicidade da operação. 'Do lado do BC, ele é muito favorável porque independe da existência de lastro na carteira de títulos do Banco Central', disse Amante, acrescentando que isso está em linha com o processo de autonomia do Banco Central.

Ele explicou que os depósitos serão oferecidos em duas modalidades: em leilão e por meio de uma facilidade permanente, com a qual o BC oferecerá diariamente a possibilidade de os bancos fazerem os depósitos. O uso do instrumento deve começar por essa segunda modalidade, de forma gradual, afirmou.

Segundo Amante, a expectativa é que os volumes dos depósitos voluntários fiquem bem abaixo do das compromissadas, cujas operações de curtíssimo prazo oscilam em torno de 920 bilhões de reais a 930 bilhões de reais.

'As operações compromissadas continuam sendo o principal instrumento de política monetária', disse Amante.

Ele afirmou que, a partir dos testes operacionais que serão realizados na quarta-feira da próxima semana, o BC possivelmente estará habilitado a oferecer o instrumento dos depósitos a partir da semana seguinte, mas a data exata para isso acontecer dependerá de decisão da diretoria.

(Por Isabel Versiani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc regulamenta depositos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.