Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Beach Boys é o Artista da Semana

Banda californiana é considerada uma das mais inovadoras da história do rock

Placeholder - loading - Photoshoot/Divulgação
Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Formada em 1961 na Califórnia, a banda Beach Boys é considerada uma das mais inovadoras da história do rock. Ao longo de quase 60 anos de atuação, o grupo já transitou entre inúmeros estilos, como surf music, música clássica, folk, country, blues, soul, música havaiana, bossa nova e até hard rock.

Veja também: Beach Boys fará apresentações em drive-in

Devido à brigas e tragédias, a formação do conjunto já foi alterada diversas vezes. A original conta com os seguintes membros: Brian Wilson, líder do grupo; seus irmãos Carl e Dennis (guitarra, bateria e vocais); o primo Mike Love (vocais); e o amigo Al Jardine (guitarra e vocais).

Até meados de 1964, a banda foi marcada por discos do gênero surf music. Com canções que exploravam temas como praia, carros e romance – símbolos da cultura jovem do sul da Califórnia –, alguns dos álbuns lançados nessa primeira fase foram “Lost & Found”, “Surfin’ Safari”, “Surfer Girl” e “All Summer Long”.

A partir de 1965, a banda abandona os temas praianos e passa a produzir músicas de cunho mais pessoal e reflexivo. O maior exemplo dessa mudança é o álbum “Pet Sounds”, que teve a maioria de suas faixas escritas por Brian Wilson.

Lançado em 1966, o disco que mistura elementos de rock e música clássica aborda questões como responsabilidades da idade adulta e brigas familiares.

A obra, que também entrou para o segundo lugar da lista dos 500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos segundo a revista Rolling Stone, acabou influenciando os Beatles na feitura dos discos “Revolver” (1966) e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967).

Paul McCartney, inclusive, já citou a faixa “God Only Knows” como “a melhor música já escrita” e atribuiu à ela sua inspiração para desenvolver linhas de baixo melódicas.

Um dos álbuns mais esperados à época, o próximo trabalho da banda, intitulado “Smile”, só seria finalizado por Brian Wilson passados 44 anos de sua concepção, em 2011.

A demora foi causada pelo agravamento das crises de esquizofrenia do músico, doença com que foi diagnosticado em meados da década de 1970, além do uso descontrolado de drogas.

À época, ele precisou se afastar do grupo para cuidar da saúde mental, sendo substituído na liderança por seu irmão Carl.

Nos próximos cinco anos, o conjunto lançou discos como “Smiley Smile” (1967), “Wild Honey” (1967) e “Friends” (1968) – este último, inclusive, é apontado como uma das melhores obras da banda por sua diversidade melódica e instrumental.

Em 1976, Brian retorna ao grupo e, nos anos seguintes, participa da gravação de compilações como “15 Big Ones” (1976), “Love You” (1977) e “The Beach Boys” (1961), além de álbuns de inéditas e um disco com versões country dos clássicos da banda.

Único verdadeiro surfista da banda, o baterista Dennis Wilson faleceu por afogamento em 1983.

Quinze anos depois, o grupo também perderia Carl Wilson, que morreu em decorrência de um câncer de pulmão em 1998.

Após um hiato de quinze anos, a banda decidiu celebrar os 50 anos do grupo com uma turnê mundial, realizada em 2012.

Desde então, os membros veteranos dos Beach Boys têm se apresentado em dois grupos diferentes: um liderado por Mike Love, que tem a licença do nome da banda, e o outro por Brian Wilson.

Em setembro deste ano, eles anunciaram as datas dos primeiros shows de sua carreira em formato drive-in.

Principal alternativa adotada por músicos mundo afora em razão da pandemia de Covid-19, os shows drive-in acontecerão nos dias 23 e 25 de outubro, na Califórnia e Arizona, nos Estados Unidos.

carregando Tweet...

Em entrevista à revista Rolling Stone, o guitarrista Al Jardine revelou que há grandes chances do grupo também se reunir para uma turnê comemorativa dos 60 anos de fundação da banda, em 2021.

Até lá, você pode conferir os principais hits dos Beach Boys no Podcast do Artista. É só clicar aqui.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. beach boys e o artista da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.