Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden explicará em discurso como supervisionaria vacina contra coronavírus

Placeholder - loading - Joe Biden em Tampa, nos Estados Unidos 15/09/2020 REUTERS/Leah Millis
Joe Biden em Tampa, nos Estados Unidos 15/09/2020 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

Por Joseph Ax

(Reuters) - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, explicará nesta quarta-feira como planeja, se for eleito, desenvolver e distribuir uma vacina contra coronavírus segura, uma tentativa de contrastar com a abordagem do presidente Donald Trump no combate à pandemia.

Biden falará da cidade de Wilmington, no Delaware, onde mora, depois de ser informado por especialistas de saúde pública a respeito dos esforços para se desenvolver uma vacina contra a Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

O discurso é parte da busca cuidadosa pelo meio-termo a que o ex-vice-presidente se dedicou nas últimas semanas, enquanto Trump insinuou que uma vacina poderia ser aprovada antes da eleição de 3 de novembro.

Biden, que está à frente do presidente republicano em pesquisas nacionais de opinião, questionou se Trump está pressionando entidades como a agência reguladora Food and Drugs Administration (FDA) a aprovarem uma vacina para aumentar suas chances de se reeleger. Ao mesmo tempo, tem tido a cautela de dizer que quer ver uma vacina segura o mais cedo possível.

Na semana passada, durante uma visita de campanha ao Michigan, Biden disse aos repórteres que simplesmente quer 'transparência' no processo e que adoraria ter uma vacinação 'amanhã'.

Trump acusou Biden de disseminar temores em relação à vacina por motivação política. Também na semana passada, ele pediu que o democrata 'se desculpe por sua retórica antivacina irresponsável'.

O coronavírus já tirou a vida de cerca de 195 mil pessoas nos EUA, a maior taxa de mortalidade mundial, e milhões de empregos.

Especialistas em vacinação expressaram o receio de não haver voluntários norte-americanos suficientes para receber uma vacina contra coronavírus aprovada, em parte por causa da velocidade com que está sendo criada --a maioria das vacinas é desenvolvida ao longo de uma década ou mais.

Em uma pesquisa Reuters/Ipsos de julho, pouco mais de 60% dos norte-americanos disseram ter interesse em tomar uma vacina, aproximadamente o patamar que especialistas dizem ser provavelmente necessário para deter a proliferação da pandemia.

A sondagem levou a crer que a inclinação de Trump para disseminar desinformação sobre o coronavírus pode afetar sua capacidade de convencer seus compatriotas a respeito da segurança de uma vacina. Só 15% dos entrevistados disseram que estariam mais dispostos se Trump disser que a vacina é segura.

Já Biden se empenha há meses em retratar a reação de Trump ao surto como um fracasso que causou dezenas de milhares de mortes desnecessárias.

(Reportagem adicional de Trevor Hunnicutt)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden explicara em discurso …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.