Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bill Medley, o baixo-barítono do soul, completa 83 anos

Saiba mais sobre a trajetória do cantor que fez parte da dupla The Righteous Brothers

Placeholder - loading - Bill Medley, o baixo-barítono do soul, completa 83 anos.Divulgação
Bill Medley, o baixo-barítono do soul, completa 83 anos.Divulgação

Publicada em  

Bill Medley é um músico lendário que deixou uma marca indelével no mundo da música. Mais conhecido como metade da dupla The Righteous Brothers, a distinta voz e o talento de composição de Medley lhe renderam um lugar significativo na história da música.

Bill Medley.Divulgação
Toque para aumentar

Nascido em 19 de setembro de 1940, em Los Angeles, Califórnia, Bill cresceu em uma família musical, com o pai guitarrista e sua mãe cantora, ambos incentivando o talento musical do filho desde cedo. Medley começou a cantar em corais de igrejas ainda criança e aprendeu a tocar violão e piano.

No ensino médio, Medley formou um grupo doo-wop chamado The Paramours, que incluía seu amigo de infância Bobby Hatfield. O grupo venceu um concurso de talentos local e gravou alguns singles, mas nunca alcançou um sucesso significativo.

Righteous Brothers.Divulgação
Toque para aumentar

Medley e Hatfield seguiram caminhos separados após o ensino médio, e Medley matriculou-se no Los Angeles City College para estudar música. No entanto, em 1962, eles se reconectaram com seu amigo de infância e decidiram formar uma nova dupla chamada The Righteous Brothers.

Seu primeiro single com o novo nome, ainda pela Moonglow Records, foi "Little Latin Lupe Lu" de Medley. A música foi tão bem recebida em seus shows ao vivo que foi lançada como single, tornando-se o primeiro de quase duas dúzias de singles de sucesso nos Estados Unidos quando alcançou a 49ª posição na primavera de 1963.

Com sua "alma de olhos azuis" atraindo os adolescentes, Phil Spector os levou ao estúdio no verão de 1964 para gravar uma canção de Barry Mann/Cynthia Weill. "You've Lost That Lovin' Feeling" não apenas liderou as paradas em ambos os lados do Atlântico, mas também em muitos países ao redor do mundo.

Nas paradas da Billboard, Medley e Hatfield alcançaram mais seis sucessos naquele ano, incluindo "Just Once in My Life", que chegou à 9ª posição (uma década depois, os Beach Boys fizeram um maravilhoso cover dessa música). Além disso, "Unchained Melody" alcançou a 4ª posição - o único sucesso que conquistaram na Grã-Bretanha, chegando à 14ª posição no final do verão. O álbum deles, "Classic... The Masters Collection", não só apresenta uma ótima foto da capa da dupla, mas também 18 de suas melhores gravações.

A partir de 1987, Medley só cresceu. Ele se uniu a Jennifer Warnes para fazer sucesso com "(I've Had) The Time Of My Life" do filme Dirty Dancing; liderou as paradas nos EUA e alcançou a sexta posição no Reino Unido. No ano seguinte, ele teve outro sucesso solo com "He Ain't Heavy, He's My Brother", que vendeu bem e alcançou a 25ª posição. Em 1990, os Righteous Brothers voltaram às paradas, desta vez com "Unchained Melody", que apareceu no filme romântico Ghost. Alcançou o primeiro lugar na Grã-Bretanha e o 13º nos EUA.

Bobby Hatfield, seu parceiro de anos, faleceu em 2003. Naquele mesmo ano, ambos foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame como membros dos The Righteous Brothers. A dupla foi reconhecida por sua influência na música popular e por suas contribuições para o desenvolvimento do rock and roll.

As canções de Medley continuam a ser celebradas até hoje, e ele continua sendo uma figura querida no mundo da música. Sua voz distinta e performances poderosas inspiram gerações de músicos e fãs, e seu legado como compositor, intérprete e produtor perdurará.


Veja também:


AMY WINEHOUSE: CORPO E ALMA

"CATCH A FIRE" DE BOB MARLEY & THE WAILERS GANHA NOVA EDIÇÃO DE 50 ANOS



Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bill medley o baixo baritono …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.