Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Billy Joel completa 73 anos: confira a homenagem especial da Antena 1

Relembre a trajetória do nosso querido “Piano Man”

Placeholder - loading - Billy Joel em apresentação de show. - Divulgação
Billy Joel em apresentação de show. - Divulgação

Publicada em  

O músico, cantor e compositor americano, William Martim Joel, é um artista que ao longo de três décadas conseguiu liderar uma carreira solo de sucesso com suas emocionantes composições.

Neste dia 9 de maio, decidimos prestigiar a jornada desse tão marcante cantor, que fez de suas músicas a trilha sonora da vida de muitos dos seus fãs. Vencedor de 6 Grammy’s, com um total de 23 nomeações, um músico tão icônico como Billy Joel merece sempre ser enaltecido, por isso a Antena 1 não poderia perder a chance de exaltar sua vida e carreira.

Billy Joel aniversário
Toque para aumentar

Nascido em 1949, na cidade de Nova Iorque, no Bornx, Billy cresceu em Long Island ao lado de sua irmã, Judy e seus pais. O pai do artista, Howard, era um exímio pianista, por isso sua mãe insistiu que aos quatro anos o jovem começasse a ter aulas. Apesar de relutante, o pequeno Joel começou a trilhar o caminho da música, tendo professores excelentes que depois ficaram marcados na história por suas habilidades.

Billy não chegou a terminar o ensino médio, pois na época precisava tocar para ajudar a sustentar a família. Apesar de ser um excelente estudante, o jovem não deu conta de conciliar todas as atividades, decidindo por fim apenas investir completamente seu tempo na música. Muito dessa decisão veio por conta de grandes inspirações musicais que o artista tinha, se acentuou principalmente após o cantor ter visto um show dos Beatles em 1964.

Assim, o jovem começou a buscar pequenas bandas para ingressar, se juntando à Echoes nas teclas, quando ainda tinha 14 anos de idade. Depois de passar por inúmeras bandas, Billy foi ficando cada vez mais e mais conhecido, assinando seu primeiro contrato com uma gravadora em 1971, lançando logo em seguida seu primeiro álbum solo, “Cold Spring Harbor”.

Cold Spring Harbor
Toque para aumentar

Alguns de seus hits populares, como " She's Got a Way " e "Everybody Loves You Now" foram originalmente lançadas neste álbum, porém passaram despercebidos até serem lançadas como apresentações ao vivo em “Songs in the Attic” (1981).

Sua música teve muitas influências emblemáticas, refletindo uma mescla de diversos gêneros que compõe o caráter único das produções do pianista. O artista se inspirou em artistas como, Beethoven The Beatles, Ray Charles, The Drifters, The Four Seasons, Paul Simon, Rolling Stones, Wilson Pickett, Gordon Lightfoot, Elvis Presley, Elton John, Phil Spector, Frankie Valli e Carole King.

Elton e Billy

Nos dois anos seguintes, Joel lançaria por meio da Columbia Records seu segundo disco, “Piano Man”, que seria seu primeiro grande sucesso a entrar para o ranking da Billboard Hot 100. A faixa-título tornou-se sua canção assinatura, fazendo com que o cantor recebesse assim mais atenção às suas outras composições.

Confira o videoclipe oficial:



Foi na mesma época, em 1974, que o artista montou sua primeira turnê ao longo dos EUA, abrindo para bandas como Doobie Brothers e J. Geils Band. Ao final daquele ano ele lançou seu segundo álbum com a Columbia, “Streetlife Serenade”, que alcançou o número 35 no início de 1975 e rendeu o hit cativante "The Entertainer”.

Quando se tratava do lançamento de novas produções, o cantor era realmente como uma máquina, já que no ano de 1976 lanço o disco “Turnstiles”, que infelizmente não chegou a estourar tanto como os trabalhos prévios. Uma grande reviravolta acontecera com seu lançamento seguinte, o compilado nomeado “The Stranger” proporcionaria grande sucesso ao pianista.

The Stranger
Toque para aumentar

A composição é conhecida por ser o primeiro grande sucesso do artista. Esse disco obteve quatro Top-25 hits nas tabelas da Billboard nos Estados Unidos, sendo eles "Just the Way You Are" (#3), "Movin' Out (Anthony's Song) (#17), "Only the Good Die Young" (#24) e "She's Always a Woman" (#17). The Stranger vendeu ao todo mais de 10 milhões de cópias e rendeu-lhe a cerificação "Diamante", pela Recording Indsutry Associantion of America. Nesse mesmo disco a canção "Just the Way You Are" ganharia o Grammy em duas categorias.

O premiado disco foi seguido por “52nd Street”, em 1978, que passou oito semanas em primeiro lugar nos EUA, vendendo mais de dois milhões de apenas cópias no primeiro mês de lançamento. Seus singles de sucesso incluíam "My Life", "Big Shot" e "Honesty", e com esse imenso sucesso ganhou o Grammy por "Melhor Performance Vocal Pop, Homem" e "Álbum do Ano"



Aniversário_Billy2
Toque para aumentar

Conforme sua carreira foi progredindo, o artista foi ficando cada vez mais reconhecido globalmente

Joel é um dos artistas musicais mais vendidos de todos os tempos, bem como o sétimo artista de gravação mais vendido e o quarto artista solo mais vendido nos Estados Unidos States, com mais de 160 milhões de discos vendidos em todo o mundo. Seu álbum de compilação de 1985, “Greatest Hits Vol. 1 e 2”, é um dos álbuns mais vendidos nos Estados Unidos.

Aniversário_Billy3
Toque para aumentar

Billy foi o destinatário de várias honras. Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 1999. Em 2013, ele foi nomeado homenageado do Kennedy Center e, no ano seguinte, recebeu o Prêmio Gershwin da Biblioteca do Congresso de Canção Popular.

Confira os hits do artista que estão presentes em nossa programação:



Veja também:

ARTISTA DA SEMANA: AIR SUPPLY É O DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO

PLAYLIST ANTENA 1: AS 10 MELHORES MÚSICAS DO JACK JOHNSON

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. billy joel completa 73 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.