Bolsonaro lidera com 28%, Haddad cresce 11 pontos e se isola em 2º lugar com 19%, diz Ibope
Publicada em
Atualizada em
SÃO PAULO (Reuters) - O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, segue na liderança da corrida presidencial deste ano, agora com 28 por cento das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira, que mostrou o candidato do PT, Fernando Haddad, isolado em segundo lugar após crescer 11 pontos em relação à pesquisa anterior, chegando a 19 por cento.
A pesquisa anterior do instituto, divulgada há uma semana, havia mostrado Bolsonaro com 26 por cento das intenções de voto, enquanto Haddad tinha 8 por cento.
O Ibope divulgado no Jornal Nacional, da TV Globo, apontou Ciro Gomes com 11 por cento, mesmo patamar da sondagem anterior, Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 7 por cento, ante 9 por cento, e Marina Silva (Rede) com 6 por cento, ante 9 por cento há uma semana.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e João Amoêdo (Novo) somam 2 por cento cada, contra os 3 por cento que cada um deles tinha na sondagem anterior.
De acordo com o Ibope, 14 por cento declararam voto branco ou nulo, ante 19 por cento na pesquisa anterior, enquanto 7 por cento disseram não saber em que votarão, mesmo patamar da semana passada.
O Ibope também pesquisou a rejeição dos candidatos. Bolsonaro segue o mais rejeitado pelos eleitores, segundo o Ibope, com 42 por cento, ante 41 por cento na pesquisa anterior. A rejeição a Haddad cresceu 6 pontos, para 29 por cento.
Marina tem rejeição de 26 por cento, em comparação aos 24 por cento anteriores, enquanto Alckmin é rejeitado por 20 por cento, ante 19 por cento, e Ciro tem rejeição de 19 por cento, ante 17 por cento.
SEGUNDO TURNO
Na simulação de um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, os dois empatariam em 40 por cento. Na pesquisa anterior, os dois já tinham empate técnico, mas o petista aparecia numericamente atrás, com 36 por cento, enquanto Bolsonaro tinha os mesmos 40 por cento.
Quando a disputa simulada é com Ciro, Bolsonaro mantém uma derrota numérica, mas em empate técnico. Ciro aparece à frente por 40 por cento a 39 por cento. Na pesquisa anterior, o placar era 40 a 37 por cento a favor do pedetista.
Bolsonaro também tem empate numérico numa simulação de segundo turno com Alckmin, em 38 por cento. Na pesquisa anterior, o candidato do PSL tinha 37 por cento e o tucano o mesmo patamar da pesquisa desta terça.
Já quando a adversário é Marina, o presidenciável do PSL vence por 41 a 36 por cento. Na pesquisa anterior eles estavam empatados em 38 por cento.
O Ibope ouviu 2.506 pessoas entre domingo e esta terça.
(Por Eduardo Simões)
Escrito por Thomson Reuters
SALA DE BATE PAPO