Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro repete crítica a medidas de restrição de circulação e vai na contramão de ministro da Saúde

Placeholder - loading - 22/03/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
22/03/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Pouco depois da primeira reunião do recém-formado comitê de combate à Covid-19, em que seu próprio ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu o distanciamento social, o presidente Jair Bolsonaro voltou a aparecer, sem máscara, para reclamar de medidas sanitárias impostas pelos Estados.

Bolsonaro não participou do pronunciamento feito depois da reunião do comitê pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e pelo ministro da Saúde. Em seguida, no entanto, desceu do gabinete presidencial com o ministro da Cidadania, João Roma, para anunciar o calendário de pagamento do auxílio emergencial.

Sem máscara ao discursar, Bolsonaro voltou a dizer que 'ficar em casa não adianta', que o governo brasileiro não pode continuar mantendo o pagamento de vários auxílios e que o Brasil precisa 'voltar a trabalhar'.

'O governo sabe que não pode continuar por muito tempo com esses auxílios, que custam para toda a população e podem desequilibrar a nossa economia. O apelo que a gente faz aqui é que essa política de lockdown seja revista. Isso cabe na ponta da linha a governadores e prefeitos. Só assim podemos voltar à normalidade', disse Bolsonaro. 'Não é ficando em casa que vamos solucionar esse problema', afirmou.

Pouco antes, o ministro da Saúde havia feito um apelo para que as pessoas evitassem aglomerações durante o feriado de Páscoa.

'Nós sabemos que nos grandes feriados há possibilidade de aglomerações desnecessárias. As pessoas devem observar o uso de máscaras. O uso de máscaras é importante, é fundamental. Devem guardar o distanciamento entre si para que essa doença não seja transmitida na velocidade que vem se transmitido', disse o ministro.

'Se fizermos essas ações de maneira efetiva, teremos melhores resultados. Medidas extremas nunca são bem vistas pela sociedade brasileira e têm dificuldade de adesão. Vamos, então, fazer cada um a nossa parte.'

Bolsonaro voltou a comparar, de maneira equivocada, as medidas adotadas pelos Estados, de restrição de circulação, toque de recolher para e fechamento de comércio não essencial, com um estado de sítio.

'Nenhuma nação se sustenta muito tempo com esse tipo de política. E o que queremos realmente é voltar à normalidade o mais rápido possível', afirmou, fazendo ainda um apelo para que governadores e prefeitos revejam as determinações.

'Qualquer um pode contrair o vírus, qualquer um pode ter sua situação de saúde complicada. Mas a fome mata muito mais que o vírus', afirmou.

O presidente voltou a dizer que teme 'problemas sociais gravíssimos' causados pelas medidas de restrição e, apesar de dizer que lamenta as mortes, focou quase toda sua fala em cobrar que o país volte à normalidade, apesar da epidemia estar hoje em seu pior momento e o Brasil vir registrando o maior número de mortes diárias devido à doença no mundo.

O Brasil registrou na terça-feira 3.780 mortes causada pelo coronavírus, mais um recorde em semanas consecutivas de números cada vez maiores. No total, 317.646 pessoas já morreram de Covid-19 no país em um ano de pandemia.

Neste momento grave, a vacinação segue lentamente no país, que enfrente ainda leitos de unidades de terapia lotados ou próximos da lotação em todas regiões.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro reitera critica a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.