Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bombardeio russo mata 3 na segunda maior cidade da Ucrânia

Placeholder - loading - Equipes de resgate removem escombros de prédio após ataque em Kharkiv, na Ucrânia 11/07/2022 REUTERS/Nacho Doce
Equipes de resgate removem escombros de prédio após ataque em Kharkiv, na Ucrânia 11/07/2022 REUTERS/Nacho Doce

Publicada em  

Por Anna Voitenko e Tom Balmforth

CHASIV YAR, Ucrânia/KIEV (Reuters) - Armas russas que atingiram a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, mataram pelo menos três pessoas nesta segunda-feira, disseram autoridades, enquanto equipes de resgate retiravam sobreviventes dos escombros de um ataque anterior a um bloco de apartamentos que matou 19 pessoas em outra cidade.

O ataque com artilharia, lançadores de foguetes múltiplos e tanques em Kharkiv também feriu 31 pessoas, incluindo duas crianças, disse o governador regional Oleh Synehubov. O gabinete do presidente ucraniano afirmou que áreas residenciais foram atingidas.

Na cidade de Chasiv Yar, mais ao sul, os socorristas fizeram contato por voz com duas pessoas nos destroços do prédio de cinco andares atingido por um foguete no sábado, e os serviços de emergência divulgaram um vídeo de trabalhadores puxando um homem sob os escombros de concreto onde até duas dezenas de pessoas ficaram presas.

O ataque a Chasiv Yar foi parte do esforço da Rússia para capturar toda a região industrial de Donbas, no leste, parcialmente controlada por separatistas desde 2014, depois de declarar vitória na província de Luhansk no início deste mês.

Especialistas militares dizem que a Rússia está usando barragens de artilharia para preparar o caminho para um novo impulso por território por forças terrestres.

Kharkiv, no nordeste perto da fronteira russa, mas fora de Donbas, sofreu bombardeios pesados ??nos primeiros meses da guerra, seguidos por um período de relativa calma que foi abalada por novos bombardeios nas últimas semanas.

O prefeito da cidade, Ihor Terekhov, disse que a infraestrutura civil foi atingida pelos últimos ataques, incluindo uma propriedade comercial e uma oficina de conserto de pneus.

Moscou nega atacar civis, mas muitas cidades e vilarejos ucranianos foram deixados em ruínas por bombardeios russos desde a invasão de 24 de fevereiro, com porões e abrigos antibombas sendo o único lugar seguro para aqueles que permanecem.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que a Rússia realizou 34 ataques aéreos desde sábado, e seu chefe de gabinete, Andriy Yermak, defendeu que Moscou seja designada como um Estado patrocinador do terrorismo pelo atentado contra o apartamento.

Moradores atordoados em Chasiv Yar que sobreviveram ao ataque recuperavam pertences pessoais e contavam histórias de sua fuga.

'Corremos para o porão, houve três batidas, a primeira em algum lugar da cozinha', disse uma moradora que se identificou como Ludmila. 'Houve um clarão, corremos para a segunda entrada e depois direto para o porão. Ficamos sentados lá a noite toda.'

Outra sobrevivente, que se identificou como Venera, afirmou que queria salvar seus dois gatinhos.

'Fui jogada no banheiro, estava tudo um caos, eu estava em choque, toda coberta de sangue', disse ela, chorando. 'Quando saí do banheiro, o quarto estava cheio de escombros, três andares caíram. Nunca encontrei os gatinhos.'

A guerra expôs falhas diplomáticas em toda a Europa e elevou os preços da energia e dos alimentos. Aplicando mais uma fase das sanções da União Europeia contra a Rússia, a Lituânia ampliou na segunda-feira as restrições ao comércio através de seu território para o exclave russo de Kaliningrado, na costa báltica.

A dependência da Europa da energia russa estava preocupando os formuladores de políticas e o mundo dos negócios, já que o maior gasoduto que transporta gás russo para a Alemanha começou 10 dias de manutenção anual. Governos, mercados e empresas estão preocupados que a paralisação possa ser estendida por causa da guerra.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bombardeio russo mata 3 na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.