Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bombardeio russo mata quatro em Kiev e toque de recolher é decretado

Placeholder - loading - Equipes de resgate trabalham em prédio residencial atingido por disparos de artilharia em Kiev 15/03/2022 Serviço de Imprensa do Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS
Equipes de resgate trabalham em prédio residencial atingido por disparos de artilharia em Kiev 15/03/2022 Serviço de Imprensa do Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Omer Berberoglu

KIEV (Reuters) - Ataques aéreos e bombardeios russos atingiram Kiev nesta terça-feira matando pelo menos quatro pessoas, disseram as autoridades, pois as forças invasoras apertaram o cerco à capital ucraniana e o prefeito anunciou um toque de recolher de 35 horas a partir das 20h (15h em Brasília) desta terça.

Duas grandes explosões ecoaram pelo centro da cidade pouco antes do amanhecer na terça-feira. No final da segunda-feira, disparos atravessaram o céu noturno enquanto as forças ucranianas aparentemente visavam um drone inimigo.

'Hoje é um momento difícil e perigoso', disse o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko.

'A capital é o coração da Ucrânia e ela será defendida. Kiev, que atualmente é o símbolo e a base operacional avançada da liberdade e segurança da Europa, não será abandonada por nós.'

Ele pediu aos homens que levaram esposas e filhos para a relativa segurança do oeste do país no início do conflito que retornem à capital para lutar. Alguns já o fizeram, ele e seu irmão Wladimir disseram à Reuters em uma entrevista recente.

Testemunhas da Reuters viram um prédio de apartamentos em chamas depois de serem atingidos pela artilharia. Os bombeiros tentaram apagar as chamas e os trabalhadores de resgate ajudaram a retirar os moradores presos em seu interior usando escadas móveis. Um corpo jazia no chão dentro de um saco.

A fábrica de armas Artem, no centro de Kiev, também foi atingida, com imagens feitas por um morador mostrando fumaça vindo do telhado. Fora dos quiosques próximos, lojistas e ajudantes varreram vidros e outros escombros do impacto das explosões.

A Rússia disse na segunda-feira que planejava atacar fábricas de armas ucranianas em retaliação ao que disse ter sido um ataque ucraniano na cidade controlada pelos separatistas de Donetsk, e fez um apelo aos trabalhadores e moradores locais a permanecerem afastados. A Ucrânia negou ter lançado um ataque.

Kiev foi poupada do pior dos combates desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, mas o Exército russo está lentamente se aproximando da cidade e os bombardeios se intensificaram.

'O que está acontecendo agora em Kharkiv, em Mariupol e outras cidades --era compreensível que mais cedo ou mais tarde aconteceria em Kiev', disse o morador local Igor Krupa.

Sentado no chão do lado de fora do prédio de apartamentos muito danificado, ele descreveu como havia se abrigado embaixo de móveis e pesos de metal antes de ir dormir.

'Isto realmente me salvou porque todas as janelas se quebraram e todos os escombros entraram no apartamento, e eu permaneci sem ferimentos. Apenas um par de arranhões.'

Em outra parte da cidade, os moradores removeram os escombros de suas casas depois que os bombardeios explodiram janelas, arruinaram varandas e deixaram os destroços espalhados pelo chão.

Milhares de pessoas foram mortas no conflito e outros milhões foram desalojados.

A Rússia, que nega ter como alvo civis, chama suas ações de 'operação militar especial' para 'desnazificar' a Ucrânia, uma alegação que a Ucrânia e seus aliados rejeitam como pretexto para um ataque injustificado e ilegal.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bombardeio russo mata quatro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.