Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bombeiros do Texas combatem incêndio florestal antes de vento retornar

Placeholder - loading - Imagem de drone mostra casas danificadas pelo incêndio em Smokehouse Creek, em Stinnett, Texas 29/02/2024 REUTERS/Nathan Frandino
Imagem de drone mostra casas danificadas pelo incêndio em Smokehouse Creek, em Stinnett, Texas 29/02/2024 REUTERS/Nathan Frandino

Publicada em  

Por Leah Millis, Brendan O'Brien e Rich McKay

CANADIAN, Texas, 1 Fev (Reuters) – Bombeiros da região de Panhandle, no Estado norte-americano do Texas, estavam lutando nesta sexta-feira contra focos de fogo após o maior incêndio florestal da história da região ter atingido áreas usadas para a pecuária, tentando evitar que um esperado aumento do vento alimente as brasas novamente.

O incêndio já atingiu mais de 1 milhão de acres, de acordo com dados do Serviço A&M Forest, fornecidos na quinta-feira.

As chamas, que estão concentradas na região rural de Canadian, no Texas, que tem uma população de apenas 2.600 pessoas, espalharam-se até a fronteira do Estado com o Oklahoma, mataram duas pessoas, incendiaram dezenas de casas e transformaram pastos em cinzas.

Cenas apocalípticas de milhares de cadáveres de gado chocaram nesta sexta-feira a então próspera região de Canadian, de acordo com Wes Avent, que é dono de uma loja de suprimentos rurais.

“Agora, nossa maior tarefa é alimentar o gado que sobreviveu”, afirmou Avent. 'Precisamos levar comida e feno para esses caras o mais rápido possível.'

Embora os bombeiros tenham controlado parte do incêndio, o perigo ainda não passou, de acordo com Sean Dugan, porta-voz do serviço florestal: “Estamos analisando os próximos dias quentes e secos, e que terão vento”, afirmou. “Esses combustíveis pesados voltarão a ganhar vida com o tempo seco e com o vento, alimentando as brasas e levando-as para combustíveis que ainda não queimaram.”

Até ao momento, foram destruídas entre 400 e 500 estruturas, com base numa 'avaliação preliminar' que provavelmente mudará, disse o governador do Texas, Gregg Abbott, numa conferência de imprensa nesta sexta-feira.

'Enfrentamos enormes perigos potenciais de incêndio à medida que nos aproximamos deste fim de semana', disse Abbott. 'Ninguém pode baixar a guarda.'

Entre as duas pessoas que morreram está uma mulher que não resistiu aos ferimentos na quinta-feira, de acordo com relato de sua família no website GoFundMe.com. Ela foi levada a um centro de queimados em Oklahoma City após ser coberta por chamas e fumaça enquanto dirigia em Pampa, no Texas, na terça-feira, de acordo com informações da imprensa local.

Uma mulher de 83 anos do Condado de Hutchinson, a nordeste de Amarillo, também morreu, de acordo com os veículos de comunicação da região.

(Reportagem de Leah Millis em Canadian, Texas)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bombeiros do texas combatem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.