Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bono Vox completa 62 anos: Confira a homenagem especial da Antena 1

O vocalista do U2 mudou a história da música

Placeholder - loading - Bono Vox em apresentação de show. - Divulgação
Bono Vox em apresentação de show. - Divulgação

Publicada em  

O cantor, compositor, ativista e filantropo, Paul David Hewson, mais conhecido por seu nome artístico, Bono Vox, é o homenageado de hoje. O vocalista e principal compositor da banda de rock irlandesa, U2, foi responsável por ter escrito quase todas as letras do grupo.

As canções sempre tiveram papel importantíssimos e definitivamente ficaram eternizadas na história, graças a seu caráter social, religioso e político. Por isso, a Antena 1 decidiu recapitular alguns dos momentos mais marcantes da vida desse cantor.

Bono Vox aniversário
Toque para aumentar

Nascido em Dublin, Bono foi o segundo filho do casal Iris (nascida Rankin) e Brendan Robert "Bob" Hewson, tendo apenas um irmão mais velho, Norman Hewson. Ainda quando era jovem, com apenas 14 anos, o músico perdeu sua mãe devido a um aneurisma cerebral. Assim, muitos dos grandes sucessos do conjunto, como "I Will Follow", "Mofo", "Out of Control", "Lemon" e "Tomorrow".

O cantor é conhecido como Bono desde 1970, graças a seus colegas de escola, que o apelidaram de diversos nomes, como "Steinhegvanhuysenolegbangbangbang", depois apenas "Huyseman", seguido por "Houseman", "Bon Murray", "Bono Vox of O'Connell Street" e apenas "Bono". Por fim, "Bono Vox", palavra latina que se traduz em "boa voz".

Carreira musical

No ano de 1976, Bono e os colegas, The Edge, seu irmão Dik Evans e Adam Clayton responderam a anúncio em um mural de sua escola para formar uma banda de rock. Assim, o grupo de amigos passou por diversos estilos e nomes, já tendo sido "Feedback" e "The Hype". Logo em seguida Dik saiu para ingressar em outra banda e o grupo mudou para “U2”. Nesser começo, Vox cantava, tocava guitarra e escrevia as canções para o grupo.

Em entrevista o compositor revelou que "quando começamos eu era o guitarrista, junto com o Edge - exceto que eu não podia tocar guitarra. Eu ainda não posso. Eu era um guitarrista tão ruim que um dia eles me disseram que talvez eu devesse cantar em vez disso. Eu já havia tentado antes, mas não tinha voz nenhuma. Lembro-me do dia em que descobri que podia cantar. Eu disse: 'Ah, é assim que você faz".

Assim, naturalmente, a banda decidiu que The Edge ficaria nas cordas e Bono ficou com o vocal, as vezes guitarra e gaita.

Bono quando jovem cantando
Toque para aumentar

O sucesso da banda iniciou logo depois de seu primeiro álbum, intitulado “Boy”, em 1980. Boy recebeu críticas muito positivas e incluiu um dos primeiros singles do U2 a ser tocado nas rádios dos EUA, " I Will Follow ".

O lançamento foi seguido pela primeira turnê da banda na Europa e nos Estados Unidos, a “Boy Tour”. A temática geral do álbum gira em torno da natureza psicológica da transição da infância e da adolescência para a idade adulta.



Logo em seguida de sua primeira turnê, o U2 já estava empenhado em seu segundo disco, nomeado “War”. A produção foi um absoluto sucesso comercial. O álbum é considerado o primeiro álbum abertamente político do U2, em parte por causa de músicas como “Sunday Bloody Sunday” e “New Year's Day”.

O compilado alcançou o topo das paradas do Reino Ubnido, além de ser número 12 nos Estados Unidos, se tornando o primeiro álbum certificado de ouro da banda lá. “War” recebeu críticas geralmente favoráveis, sendo que 2012, o álbum ficou em 223º lugar na lista da Rolling Stone dos " 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos ".

U2 álbum "War"
Toque para aumentar

Em 1987, a banda lançou o trabalho vencedor do Grammy, “The Joshua Tree”, seu sexto álbum e aquele que elevou a banda – e seu vocalista – ao estrelato. Os projetos subsequentes garantiram a reputação do U2, incluindo “Achtung Baby”, de 1991, com sonoridade industrial, “Zooropa”, de 1993, mais funk, e “Pop” (1997), influenciado pelo techno.



Em 2005, os membros da banda U2 foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame, em seu primeiro ano de elegibilidade. Em novembro de 2008, a revista Rolling Stone classificou o cantor Bono "32 Maiores de Todos os Tempos".

Em 11 de dezembro de 2008, Bono recebeu o prêmio anual Man of Peace, que é concedido por vários ganhadores do Prêmio Nobel da Paz em Paris, França.

A Time classificou Bono em 8º em sua lista das "Celebridades Mais Influentes" em 2013 – ele era a única pessoa da indústria da música no Top 10. Em julho de 2013, ele foi homenageado pelo governo francês como Commandeur de Ordre des Arts et des Lettres, a maior honra cultural do país.

Até hoje, o músico continua extremamente ativo, tendo recebido seu último prêmio em abril de 2022, como um reconhecimento de seus esforços em relação ao ativismo.

Bono recebendo um prêmio
Toque para aumentar

Confira as músicas do U2 que estão em nossa programação:



Veja também:

SHOW TRIBUTO A DAVID BOWIE ACONTECERÁ NO MAIOR PLANETÁRIO DO REINO UNIDO

FENDI INVESTE EM COURO FEITO DE QUERATINA

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bono vox completa 62 anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.