Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil bate novo recorde de mortes por Covid-19 em um dia com mais 1.910 óbitos

Placeholder - loading - Enterro de vítima da Covid-19 em cemitério de Manaus (AM)  17/01/2021 REUTERS/Bruno Kelly
Enterro de vítima da Covid-19 em cemitério de Manaus (AM) 17/01/2021 REUTERS/Bruno Kelly

Publicada em  

Atualizada em  

Por Gabriel Araujo

BRASIL (Reuters) - O Brasil registrou nesta quarta-feira 1.910 novas mortes em decorrência da Covid-19, renovando seu recorde de óbitos em um único dia e atingindo um total de 259.271 vítimas fatais da doença, informou o Ministério da Saúde.

A marca supera o recorde anterior, registrado na véspera, quando foram notificadas 1.641 mortes.

Além disso, também foram contabilizados 71.104 novos casos de coronavírus no país, segunda maior marca desde o início da pandemia. A cifra fica abaixo somente da verificada no último dia 7 de janeiro, quando houve o anúncio de 87.843 infecções.

Com isso, o total local de pessoas contaminadas pelo vírus chega a 10.718.630, conforme os dados do ministério.

O Brasil, que enfrenta uma nova onda de contaminações, mortes e sobrecargas em hospitais, é o segundo país com maior número de óbitos por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Estado brasileiro mais afetado pela doença em números absolutos, São Paulo chegou às marcas de 2.068.616 casos e 60.381 mortes. O governo local decidiu colocar todo o Estado na fase vermelha do plano de contenção do vírus, a mais restritiva, diante do aumento nos índices da pandemia.

'É muito triste, para todos nós, voltarmos a uma situação que nós tínhamos lá no pior período da epidemia, onde nós seremos obrigados a impor o fechamento de todos os serviços não essenciais... É com muito pesar que a gente faz isso', disse o coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, João Gabbardo, em entrevista coletiva nesta quarta.

'Mas a gente teve que fazer uma opção, e nós fizemos uma opção pela vida. Porque hoje, com essa velocidade que nós temos na transmissão da doença, não existe outra alternativa que não seja o isolamento', acrescentou, destacando que a segunda onda levou o país inteiro a entrar em situação de colapso.

Em nota publicada na véspera, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou que 19 unidades da federação apresentavam taxas de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) acima de 80%.

De acordo com os números do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus, com 893.645 casos, mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados, somando 33.362 mortes.

O Brasil ainda possui, segundo o governo, 9.591.590 pessoas recuperadas da Covid-19 e 867.769 pacientes em acompanhamento.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil bate novo recorde de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.