Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil começa a aplicar 3ª dose e antecipa doses de Pfizer e AstraZeneca a partir de setembro

Placeholder - loading - Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília 18/08/2021 REUTERS/Adriano Machado
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília 18/08/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Atualizada em  

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira que uma terceira dose de reforço da vacina contra Covid-19 começará a ser aplicada no Brasil na segunda quinzena de setembro para pessoas imunossuprimidas e com mais de 70 anos, preferencialmente com os imunizantes da Pfizer.

Além disso, a pasta informou em comunicado que, a partir de setembro, antecipará o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca das 12 semanas atuais para 8 semanas.

'A ação será destinada a todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para pessoas acima de 70 anos vacinadas há 6 meses', disse a pasta. 'A imunização deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca', acrescentou.

O ministério não mencionou a CoronaVac, vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac que está sendo envasada no Brasil pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo do Estado de São Paulo.

O imunizante, que deu a largada na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil em janeiro, é frequentemente atacado pelo presidente Jair Bolsonaro, inclusive com alegações inverídicas e sem embasamento científico. Bolsonaro é inimigo político do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

'Essas decisões foram tomadas em conjunto com Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai) do nosso ministério', afirmou a pasta.

Na noite de terça, em entrevista a jornalistas em Brasília, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia afirmado que a aplicação da dose de reforço começaria no dia 15 de setembro --data em que o ministério espera ter toda a população com mais de 18 anos vacinada com ao menos uma dose-- e incluiria os imunossuprimidos e as pessoas com mais de 80 anos.

Ele afirmou ainda, na ocasião, que a vacina da Pfizer, feita em parceria com a alemã BioNTech, seria usada na aplicação da terceira dose.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até a terça-feira 123,9 milhões de pessoas haviam recebido ao menos uma dose da vacina contra Covid-19 --ou cerca de 59% da população-- enquanto 55,7 milhões estavam com esquema vacinal completo --equivalente a cerca de 26,5% da população total do país.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil comeca a aplicar 3 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.