Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil confirma primeiro caso de coronavírus em indígena da Amazônia

Placeholder - loading - REUTERS
REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - Uma indígena que mora no Alto Rio Solimões em Amazonas contraiu o novo coronavírus, o primeiro caso relatado entre as mais de 300 comunidades indígenas do Brasil, informou a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) nesta quarta-feira.

A indígena Kokama, de 20 anos, que atua como agente indígena de saúde, foi diagnosticada com o vírus no município de Santo Antônio do Içá, localizado próximo à fronteira com a Colômbia e a cerca de 880 quilômetros da capital Manaus.

Quatro casos de coronavírus foram confirmados no mesmo município, inclusive um médico brasileiro que foi diagnosticado na semana passada, o que provocou o temor de a epidemia se espalhar em comunidades indígenas remotas e vulneráveis e causar efeitos devastadores.

A mulher, cujo nome não foi divulgado, é uma das pessoas que tiveram contato com o médico que havia sido diagnosticado com a doença após retornar de férias em Santa Catarina e Paraná.

'Desde o dia 25 de março, o médico e todas as pessoas contactadas por ele, incluindo-se 12 pacientes indígenas e 15 integrantes da equipe de saúde estão em isolamento', diz a Sesai em comunicado. Dos 27 testes feitos, apenas a mulher testou positivo para o Covid-19.

A profissional encontra-se sem quaisquer sintomas da infecção e seus familiares também se encontram assistidos e em isolamento. As pessoas que tiveram contato com a indígena já estão sob atenção e os 27 testes aplicados estão sendo enviados ao Laboratório Central em Manaus por avião, diz a Sesai.

O médico, cujo nome tampouco foi divulgado, voltou de férias do sul do Brasil para trabalhar com os tikunas, que é uma das maiores etnias amazônicas com mais de 30 mil indígenas e vive no norte da Amazônia, perto das divisas com a Colômbia e o Peru.

Especialistas de saúde alertam que o vírus pode ser letal para os 850 mil indígenas do Brasil, que foram dizimados ao longo dos séculos por doenças trazidas pelos europeus, como o sarampo, a malária e a gripe.

O estilo de vida dos indígenas, que moram em vilarejos comunitários, com moradias com estruturas de palha, aumenta o risco de contágio se um único membro contrair o vírus, que causa a doença respiratória às vezes fatal conhecida como Covid-19.

Em entrevista coletiva diária, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou que a vigilância da saúde indígena é uma grande preocupação de sua equipe em meio à pandemia do coronavírus.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil confirma primeiro caso …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.