Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Brasil registra 2.494 novas mortes por Covid-19 e total atinge 428.034

    Placeholder - loading - news single img
    Cemitério em Manaus (AM) em meio à pandemia de coronavírus 08/05/2021 REUTERS/Bruno Kelly

    Publicada em  

    Por Gabriel Araujo

    SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta quarta-feira 2.494 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 428.034, informou o Ministério da Saúde.

    Também foram contabilizados, de acordo com a pasta, 76.692 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 15.359.397.

    O Brasil possui o segundo maior número de mortes por Covid-19 no mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, e a terceira maior contagem de casos confirmados de coronavírus, atrás dos EUA e da Índia.

    Depois de atingir um pico de 4.249 mortes em um único dia em 8 de abril, o país tem verificado recentemente uma estabilização dos índices da pandemia, ainda que em níveis elevados.

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destacou em boletim publicado nesta quarta-feira que a taxa de mortalidade registrou ligeira redução nas últimas duas semanas, mas que o número de óbitos permanece em um patamar alto -- o maior desde a introdução do coronavírus no país.

    Apesar da melhora recente, os pesquisadores da entidade alertaram que, considerando os índices atuais da pandemia, uma nova explosão de casos seria 'crítica', afirmando que medidas de contenção e o rastreamento das infecções continuam sendo necessários.

    'É fundamental o reforço das ações de vigilância em saúde para fazer a triagem de casos graves, o encaminhamento para serviços de saúde mais complexos, bem como a identificação e aconselhamento de contatos... A reorganização e ampliação da estratégia de testagem é essencial para evitar novos casos, bem como reduzir a pressão sobre os serviços hospitalares', disse a Fiocruz.

    Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, São Paulo atingiu as marcas de 3.038 casos e 102.356 mortes.

    O secretário de Saúde paulista, Jean Gorinchteyn, disse em entrevista coletiva nesta quarta-feira que a melhora nos índices da pandemia no Estado têm se mantido 'há pelo menos três, quatro semanas', embora a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ainda esteja em patamar elevado, a 78,3% -- o equivalente a 9.939 pacientes.

    'Nós começamos a abaixar esse número, para cifras menores do que 10 mil (pessoas internadas), agora, no dia 9 de maio. Nós tínhamos números muito parecidos há dois meses, em 13 de março, quando havia 9.950 pessoas internadas... Mas vale sempre retomar que há 40 dias esses números totalizavam 13.120', afirmou.

    Conforme dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas, com 1.433.481 casos, mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados, com 47.052 mortes.

    O governo federal ainda reporta 13.924.217 pessoas recuperadas da Covid-19 e 1.007.146 pacientes em acompanhamento.

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. brasil registra 2494 novas …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.