Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brics deve fortalecer cooperação nos pagamentos entre membros, diz China

Placeholder - loading - Cúpula do Brics em Johanesburgo 24/08/2023 REUTERS/Alet Pretorius
Cúpula do Brics em Johanesburgo 24/08/2023 REUTERS/Alet Pretorius

Publicada em  

(Reuters) - Os países do Brics devem fortalecer a cooperação em pagamentos internacionais, disse uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira, o último dia de uma cúpula de três dias no grupo na África do Sul, enquanto o secretário de Relações Exteriores da Índia disse que essa é uma área promissora.

Os membros do bloco também devem estudar as ferramentas e plataformas de pagamento de cooperação em moeda local e promover a liquidação em moeda local, disse Li Kexin, diretor-geral do Departamento de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores da China.

Os membros do Brics -- Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -- concordaram, na cúpula em Johanesburgo, em incentivar mais o uso das moedas locais em transações comerciais e financeiras, uma vez que buscam se afastar da dependência do dólar.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que participou da cúpula no lugar do presidente Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira que o Brics planeja criar um sistema de pagamentos internacionais alternativo ao Swift.

'Isso é necessário... porque temos um grande fluxo e um volume crescente de comércio entre os cinco (atuais membros do Brics)', disse Li em uma coletiva de imprensa.

'Portanto, é importante ter um sistema de pagamento mais sofisticado... Essa não é uma ideia apenas dos russos.'

O secretário de Relações Exteriores da Índia, Vinay Kwatra, disse em uma coletiva de imprensa separada que um sistema de pagamento alternativo era 'uma área promissora'.

No ano passado, muitos dos principais bancos russos foram excluídos do sistema de pagamentos internacional Swift devido às sanções ocidentais após a invasão da Ucrânia por Moscou. Posteriormente, a Rússia criou sua própria alternativa.

Um porta-voz do Swift não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Li disse que os ministros das finanças e os presidentes dos bancos centrais 'também explorarão mais essa ideia'. Kwatra disse que os líderes do Brics 'estão concentrados principalmente na liquidação comercial das moedas nacionais e não em qualquer outra coisa'.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na quarta-feira, durante a cúpula, uma moeda comum do Brics para comércio e investimento entre os membros.

(Reportagem de Redação de Pequim, Rachel Savage e Tannur Anders; reportagem adicional de Marc Jones)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brics deve fortalecer …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.