Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brics se reúnem com 'amigos' em busca de laços mais estreitos para expandir bloco

Placeholder - loading - Ministros das Relações Exteriores dos países do BRICS durante uma cúpula na Cidade do Cabo, África do Sul 02/06/2023 Ministério das Relações Exteriores da Rússia/Divulgação via REUTERS
Ministros das Relações Exteriores dos países do BRICS durante uma cúpula na Cidade do Cabo, África do Sul 02/06/2023 Ministério das Relações Exteriores da Rússia/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Wendell Roelf

CIDADE DO CABO (Reuters) - Autoridades de alto escalão de mais de uma dezena de países, incluindo Arábia Saudita e Irã, se reuniram nesta sexta-feira com os membros dos Brics para estreitar os laços e buscar se posicionar como um contrapeso para o Ocidente.

Abrindo as discussões, a ministra das Relações Exteriores da África do Sul, Naledi Pandor, falou do bloco como uma voz do mundo em desenvolvimento, que ela disse ter sido abandonado por Estados ricos e instituições globais durante a pandemia.

'O mundo falhou na cooperação. Os países desenvolvidos nunca cumpriram seus compromissos com o mundo em desenvolvimento e estão tentando transferir toda a responsabilidade para o Sul global', disse Pandor.

Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Cuba, República Democrática do Congo, Comores, Gabão e Cazaquistão enviaram representantes à Cidade do Cabo para as chamadas conversas 'Amigos dos Brics', de acordo com um programa oficial.

Egito, Argentina, Bangladesh, Guiné-Bissau e Indonésia participaram virtualmente.

'O Brics é uma história de sucesso', disse o chanceler brasileiro, Mauro Vieira. 'O grupo também é uma marca e um ativo, então temos que cuidar disso.'

O ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, disse que as conversas de quinta-feira incluíram deliberações sobre os princípios orientadores, padrões, critérios e procedimentos de como seria um bloco expandido do Brics.

'Ainda é um trabalho em andamento', acrescentou.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia enfatizou anteriormente a necessidade de uma política comum para tal expansão, em vez da consideração de candidaturas individualmente.

Pandor, da África do Sul, disse que os ministros das Relações Exteriores pretendem concluir o trabalho em uma estrutura para a admissão de novos membros antes que os líderes do Brics se reúnam em uma cúpula em Johanesburgo em agosto.

Os preparativos para essa cúpula seguem sob uma polêmica devido à possível presença do presidente russo, Vladimir Putin, que é alvo de um mandado emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

Como membro do TPI, a África do Sul enfrenta pressão para prender Putin se ele viajar para a cúpula.

(Reportagem adicional de Carien du Plessis e Krishn Kaushik)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brics se reunem com amigos em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.