Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Britânico e 2 norte-americanos conquistam Nobel de Química de 2018

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Britânico e 2 norte-americanos conquistam Nobel de Química de 2018"

Publicada em  

Por Daniel Dickson e Ben Hirschler

ESTOCOLMO/LONDRES (Reuters) - Os cientistas Frances Arnold, George Smith e Gregory Winter conquistaram o Prêmio Nobel de Química de 2018 graças a pesquisas usando evolução direcionada para produzir enzimas e anticorpos para novos produtos químicos e remédios, informou a entidade que concede as honrarias nesta quarta-feira.

Frances, somente a quinta mulher a ser homenageada com um Nobel de Química, recebeu metade do prêmio de 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a 1 milhão de dólares, enquanto o também norte-americano Smith e o britânico Winter dividiram a outra metade.

'Os laureados do Nobel de Química deste ano se inspiraram no poder da evolução e usaram os mesmos princípios --mudança e seleção genética-- para desenvolver proteínas que solucionam os problemas químicos da humanidade', disse a Academia Real Sueca de Ciências em um comunicado.

Frances é a segunda mulher a receber um Nobel neste ano, depois que a canadense Donna Strickland dividiu o Nobel de Física na terça-feira.

O uso de enzimas, desenvolvido por ela, inclui a fabricação mais ecológica de substâncias químicas, como remédios, e a produção de combustíveis renováveis para um setor de transporte mais verde.

Smith desenvolveu um método usando um vírus que infecta bactérias para produzir novas proteínas, e Winter usou o mesmo método para a evolução direcionada de anticorpos com o objetivo de produzir novos remédios.

Os prêmios por conquistas na ciência, literatura e paz foram criados e financiados no testamento do empresário suíço e inventor da dinamite Alfred Nobel, e vêm sendo concedidos desde 1901.

Pela primeira vez em décadas o prêmio de literatura não será concedido neste ano por causa de uma divisão dentro da Academia Sueca, provocada por um escândalo de estupro envolvendo o marido de uma integrante do conselho.

Os prêmios de ciência e paz são escolhidos por outras entidades. O Nobel de Química é o terceiro deste ano, já que os de Medicina e Física foram anunciados no início desta semana.

(Por Daniel Dickson, Niklas Pollard e Simon Johnson; Reportagem adicional de Anna Ringstrom e Helena Soderpalm)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. britanico e 2 norte …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.