Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Britânicos são obrigados a ficar em casa em início do terceiro lockdown nacional

Placeholder - loading - Mulher atravessa a rua em Londres em meio à pandemia de Covid-19 05/01/2020 REUTERS/Henry Nicholls
Mulher atravessa a rua em Londres em meio à pandemia de Covid-19 05/01/2020 REUTERS/Henry Nicholls

Publicada em  

Por Estelle Shirbon e Natalie Thomas

LONDRES (Reuters) - O Reino Unido iniciou seu terceiro lockdown pela Covid-19, nesta terça-feira, com cidadãos sob ordens de ficar em casa e o governo pedindo um último grande esforço nacional para conter o vírus antes que a vacinação em massa mude o rumo da pandemia.

O ministro das Finanças, Rishi Sunak, anunciou um novo pacote de concessões empresariais no valor de 4,6 bilhões de libras (6,2 bilhões de dólares) para ajudar a manter as pessoas empregadas até que as medidas sejam relaxadas gradualmente, na melhor das hipóteses a partir de meados de fevereiro, mas provavelmente depois.

O Reino Unido está entre os países mais atingidos pela Covid-19, com o segundo maior número de mortes na Europa e uma economia que sofreu a contração mais acentuada no Grupo dos Sete durante a primeira onda de infecções, no primeiro semestre do ano passado.

O primeiro-ministro Boris Johnson anunciou o novo lockdown na noite de segunda-feira, dizendo que a nova variante do coronavírus, altamente contagiosa, identificada pela primeira vez no Reino Unido, estava se espalhando tão rápido que o Serviço Nacional de Saúde corria o risco de ficar sobrecarregado em 21 dias.

Só na Inglaterra, cerca de 27.000 pessoas estão hospitalizadas com Covid, 40% a mais do que durante o primeiro pico em abril.

'As próximas semanas serão as mais difíceis, mas realmente acredito que estamos entrando na última fase da luta, porque a cada vacina em nossos braços, estamos jogando as probabilidades contra a Covid e a favor do povo britânico', disse Johnson.

O Reino Unido começou a administrar duas vacinas, uma feita pela Pfizer e BioNTech e outra pela Universidade de Oxford e AstraZeneca, e mais de 1 milhão de pessoas já receberam a primeira dose.

Desde o início da pandemia, mais de 75.000 pessoas morreram no Reino Unido em 28 dias após o teste positivo para coronavírus, de acordo com dados oficiais.

Sob o novo lockdown na Inglaterra, as escolas estão fechadas para a maioria dos alunos, as pessoas devem trabalhar em casa, se possível, e todas as lojas não essenciais estão fechadas.

Os órgãos executivos semiautônomos na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte impuseram medidas semelhantes.

(Reportagem adicional de Michael Holden, Andy Bruce e William Schomberg)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. britanicos sao obrigados a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.