alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Cachorros e bebês têm técnicas parecidas para ganhar carinho

    Os dois possuem músculos ao redor dos olhos, que lhe conferem um olhar característico.

    Placeholder - loading - news single img
    Husky siberiano (Foto: Mladen ANTONOV/AFP/CP

    1691

    Publicada em  

    Cientistas acreditam ter entendido como os cachorros agem para ganhar afeto das pessoas. Um estudo descobriu dois músculos situados em volta dos olhos dos animais, que lhes conferem um olhar triste. Essa técnica, inclusive, é identificada também nos bebês humanos.

    Para descobrir esta artimanha, os pesquisadores dissecaram cadáveres de cães domésticos e lobos selvagens. Os primeiros possuíam esses dois músculos bem formados ao redor dos olhos, diferentemente dos lobos. Os dois animais separaram seus caminhos evolutivos há cerca de 33 mil anos.

    Os cientistas também filmaram interações de dois minutos entre cachorros e lobos e um humano desconhecido. Apenas os cães eram capazes de mover o contorno dos olhos com intensidade ao olhar para a pessoa.

    Segundo a professora Anne Burrows, da universidade Duquesne de Pittsburgh e coautora do estudo, assim como bebês, os cães conseguiam aumentar os olhos, provocando uma reação de proteção nas pessoas.

    Um estudo feito no Japão, em 2015, já havia mostrado que a troca de olhares entre os cachorros e seus donos provoca um pico mútuo de oxitocina, o chamado “hormônio do amor”. É a mesma coisa que acontece quando uma mãe e seu bebê se olham.

    Quanto ao estudo mais recente, seria necessário dissecar mais animais para confirmar os resultados, reconheceram os autores do trabalho.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. noticias
    3. cachorros e bebes tem …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.