Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Califórnia é abalada por forte réplica após maior terremoto em 25 anos

Placeholder - loading - Destroços de casa em Ridgecrest que pegou fogo após terremoto no sul da Califórnia 04/07/2019 REUTERS/David McNew
Destroços de casa em Ridgecrest que pegou fogo após terremoto no sul da Califórnia 04/07/2019 REUTERS/David McNew

Publicada em  

Por David McNew

RIDGECREST, Califórnia (Reuters) - Um forte tremor secundário atingiu o sul do Estado norte-americano da Califórnia, nesta sexta-feira, enquanto os moradores ainda avaliavam os danos do maior terremoto na região em 25 anos, ocorrido na véspera e sentido por mais de 20 milhões de pessoas.

A réplica de magnitude 5,4, a maior até agora, atingiu a mesma região desértica do sismo de quinta-feira. O epicentro se localizou cerca de 18 quilômetros a oeste do Vale de Searles, informou o Serviço Sismológico dos Estados Unidos (USGS).

O tremor secundário foi sentido em Los Angeles, cerca de 240 quilômetros ao sul, e na área ao redor, e muitos moradores escreveram no Twitter que foram despertados por ele.

Cerca de 80 réplicas já haviam ocorrido desde o terremoto principal de magnitude 6,4 perto da cidade de Ridgecrest, que foi sentido de Los Angeles a Las Vegas, disse Lucy Jones, sismóloga do USGS.

'Devemos esperar muitos tremores secundários, e alguns deles serão maiores do que os três que tivemos até agora', disse ela a repórteres na quinta-feira. 'Acho que a chance de termos um de magnitude 5... é provavelmente maior do que 50%'.

Só alguns ferimentos foram relatados, mas duas casas pegaram fogo devido ao rompimento das tubulações de gás, disseram autoridades. Água de canos quebrados brotou de rachaduras no pavimento. Fissuras profundas se espalharam pelo Deserto do Mojave, e pessoas paravam para tirar selfies.

Segundo o geofísico Paul Caruso, do USGS, o terremoto foi o maior no sul da Califórnia desde o sismo de 1994 de magnitude 6,6 em Northridge -- este se concentrou em uma área densamente povoada de Los Angeles, matando 57 pessoas e causando bilhões de dólares de danos.

(Reportagem adicional de Bill Tarrant, em Los Angeles; Sandra Maler, em Washington; Lisa Richwine, em Los Angeles; Gabriella Borter, Daniel Trotta e Peter Szekely, em Nova York; Lizbeth Diaz, na Cidade do México; e Rich McKay, em Atlanta)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. california e abalada por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.