Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Câmara dos EUA levará artigo de impeachment de Trump ao Senado, dando início a 2º julgamento

Placeholder - loading - Apoiadores de Trump invadem prédio do Congresso dos EUA em Washington 06/01/2020 REUTERS/Leah Millis
Apoiadores de Trump invadem prédio do Congresso dos EUA em Washington 06/01/2020 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

Por Susan Cornwell

WASHINGTON (Reuters) - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos acusará formalmente o ex-presidente Donald Trump nesta segunda-feira de incitar uma insurreição em um discurso incendiário a seus seguidores antes do ataque deste mês ao Capitólio que deixou cinco mortos, marcando o início do segundo processo de impeachment do republicano.

Nove democratas da Câmara que atuarão como procuradores irão ao Senado perto das 19h (horário local) desta segunda-feira levando o artigo de impeachment ao Senado, onde Trump será julgado, apesar de já ter deixado o cargo após a derrota para o democrata Joe Biden nas eleições presidenciais do ano passado.

A ação marcará dois acontecimentos inéditos: Trump é o único presidente norte-americano a sofrer impeachment na Câmara duas vezes e será o primeiro a ser julgado depois de deixar o cargo. Uma condenação no Senado pode resultar em uma votação para impedi-lo de voltar a ocupar cargos públicos.

Líderes do Senado, que está dividido pela metade entre democratas e republicanos, mas onde os democratas têm maioria por causa do voto de desempate da vice-presidente da República e presidente da Casa, Kamala Harris, concordaram em não iniciar o julgamento antes de 9 de fevereiro. Isto dá a Trump mais tempo para preparar uma defesa, e permite à Câmara se concentrar nas prioridades iniciais do presidente Biden, inclusive indicações ao gabinete.

Uma pesquisa Reuters/Ipsos de sexta-feira revelou que 51% dos norte-americanos acreditam que o Senado deveria condenar Trump. O número se dividiu essencialmente de acordo com as filiações partidárias, já que menos de dois em 10 republicanos concordam.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. camara dos eua levara artigo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.