Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Caminhar depois do jantar pode ser bom para quem tem diabetes tipo 2

Diversas pesquisas internacionais mostraram que o hábito, além de ser benéfico para a digestão, pode reduzir os níveis de açúcar do sangue dessas pessoas

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Caminhar depois do jantar pode ser bom para quem tem diabetes tipo 2"

Publicada em  

Sair para caminhar depois da refeição é um hábito relacionado com melhorias à saúde e à digestão, aponta publicação da famosa revista americana Time.

Os italianos têm esse costume e diversas gerações possuem tal hábito, então, segundo Loretta DiPietro, professor de exercício e ciência da Universidade George Washington, dos Estados Unido, isso, com certeza, produz efeitos positivos.

Estudos

DiPietro é autor de uma pequena pesquisa que revelou que quando adultos mais velhos com diabetes tipo 2 andavam em uma esteira por cerca de 15 minutos depois de consumirem uma refeição, eles tiveram picos de açúcar no sangue menores nas horas que sucedem a atividade. Inclusive, os cientistas apontam que a caminhada pós-refeição é mais efetiva na redução de açúcar no sangue depois do jantar do que quando feita por 45 minutos no meio da manhã ou no final da tarde.

Andrew Reynolds, pesquisador da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, é coautor de um estudo publicado em 2016 e feito com pacientes com diabetes tipo 2. O cientista revelou que apenas 10 minutos de caminhada depois de se alimentar pode auxiliar a controlar os níveis de açúcar no sangue dessas pessoas. Sendo depois do jantar o horário mais adequado para a realização da tarefa.

Além de ser útil em relação aos níveis de açúcar no sangue, essa atividade pode, também, ser favorável a digestão. Para Sheri Colberg-Ochs, estudiosa na área de diabetes e exercícios na Universidade de Old Dominion, os exercícios estimulam o peristaltismo, processo de movimentar a comida digerida através do trato gastrointestinal. Aliás, ela realizou um levantamento que mostrou que caminhar após a refeição é algo mais eficiente do que fazer a prática antes de se alimentar, no que concerne ao controle de açúcar no sangue.

O ideal, de acordo com os especialistas do exterior, é movimentar o corpo até uma hora depois que alguém tenha se alimentado, e o quanto antes começar melhor pode ser. Já que a glicose tende a atingir o pico 72 minutos depois da ingestão de comida, então, o mais indicado é se exercitar antes disso.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. caminhar depois do jantar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.