Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Canadá divulga acordo revisado de indenização de US$17 bi para crianças indígenas

Placeholder - loading - Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, fala durante reunião com a chefe nacional da Assembleia das Primeiras Nações, RoseAnne Archibald, em Ottawa 29/11/2022 REUTERS/Blair Gable
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, fala durante reunião com a chefe nacional da Assembleia das Primeiras Nações, RoseAnne Archibald, em Ottawa 29/11/2022 REUTERS/Blair Gable

Publicada em  

OTTAWA (Reuters) - O governo federal do Canadá e um grupo de indígenas chegaram a um acordo revisado de 23,34 bilhões de dólares canadenses (17,35 bilhões de dólares) para indenizar crianças e famílias das Primeiras Nações por décadas de danos causados por uma assistência social discriminatória.

Os termos do acordo, anunciados pelo governo canadense em um comunicado na quarta-feira, foram revisados para ampliar a elegibilidade de compensação e aumentar o valor inicial de 20 bilhões de dólares canadenses acertado no ano passado.

O acordo, que afeta cerca de 300.000 crianças, jovens e famílias das Primeiras Nações, tem o objetivo de resolver uma queixa apresentada a um tribunal de direitos humanos há mais de 15 anos contra o Canadá sobre o financiamento a programas de bem-estar infantil nas reservas indígenas.

O tribunal decidiu em 2016 que o governo federal alocou menos fundos para serviços infantis e familiares de indígenas do que para outros, empurrando mais crianças indígenas para lares adotivos.

O governo federal do Canadá é responsável por financiar serviços de bem-estar infantil para crianças nas reservas das Primeiras Nações. Províncias financiam de forma individual os serviços de bem-estar infantil para crianças indígenas e não-indígenas que não vivem em reservas, criando um sistema de dois níveis.

A Sociedade de Cuidados da Família e da Criança das Primeiras Nações e a Assembleia das Primeiras Nações, uma associação de instituições para o maior grupo indígena do Canadá, e o governo federal agora tentarão confirmar o acordo na Justiça.

Uma vez confirmado, o acordo deve ser aprovado por um tribunal federal antes de ser implementado.

(Reportagem de Ismail Shakil em Ottawa)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. canada divulga acordo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.