Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Canadá é campo de testes de novidades tecnológicas

País se consolida como ‘antessala das inovações’ em nível mundial

Placeholder - loading - Toronto é um desses polos. Na foto, um dos principais pontos turísticos do local. Crédito da imagem: iStock
Toronto é um desses polos. Na foto, um dos principais pontos turísticos do local. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

Segundo reportagem da BBC Espanha, essa parte do território norte-americano é usado por muitas companhias para a realização de experimentos.

Um exemplo recente disso é o que foi feito pelo Instagram, empresa do Facebook, que elegeu o local para testar a ocultação do número de curtidas em fotos e vídeos. Somente quem realiza a postagem está apto para ver a quantidade de likes recebida. E não é a primeira vez que o Facebook opta por experienciar algo novo nessa região: O mesmo aconteceu com o Facebook Dating.


Mas, tal organização não é a única que utiliza o Canadá como campo de provas antes de lançar inovações no mercado global.

Michael Moskowitz, presidente de Panasonic, no Canadá, acha que o espaço é ideal para que as empresas globais façam testes de novo produtos ou para melhorar os existentes.

Uma vantagem, segundo Moskowitz, é que oferece risco pequeno para os desenvolvedores: em caso de sucesso, tudo já estaria pronto para um lançamento nos Estados Unidos e no resto do mundo.

Mas, você deve estar se perguntando por que as instituições preferem fazer esse tipo de estudo por lá? Um dos motivos mais proeminentes, de acordo com a reportagem do exterior, é a diversidade cultural.

De acordo com Danny Heuman, chefe de analítica da companhia que analisa mercados, Environics Analytics, no local, há uma grande diversidade populacional com mais de 200 idiomas sendo falados pelo país.

Canadá possui o maior número de pessoas nascidas no exterior do Grupo (G7), portanto, é uma mostra transversal do comportamento de usuários em ambiente urbano. Então, há uma variedade de consumidores segmentados e nichos demográficos ideais para a realização de análises.

Outra questão, existe um vasto território com grande riqueza geográfica. A Indústria já enxergou esse ponto positivo e vem fazendo experiências por lá: De acordo com Moskowitz, há vários centros de pesquisa com o foco em automobislistica e em aeroespacial. Por conta do clima extremo é possível fazer os experimentos.


Toyota, Hyundai e General Motors testaram carros no Canadá. Inclusive, a cidade de Thompson, em Manitoba, é a sede de um centro, fruto de um consórcio entre Rolls-Royce y Pratt & Whitney, que permite verificar na neve programas de certificação de engenharia espacial.

Panasonic também encarou o clima extremo como vantagem: Em 2011, testou um projeto piloto com painéis frigoríficos isolados como isolantes para residências, que podem ajudar na redução de custos de energia. Aliás, os itens, agora, são usados em residências em meio a condições climáticas extremas.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. canada e campo de testes de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.