Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Capitalismo faz 'mais mal do que bem', aponta pesquisa global

Placeholder - loading - Logo do Fórum Econômico Mundial em Davos 20/01/2020 REUTERS/Denis Balibouse
Logo do Fórum Econômico Mundial em Davos 20/01/2020 REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

Por Mark John

LONDRES (Reuters) - A maioria das pessoas em todo o mundo acredita que o capitalismo em sua forma atual está fazendo mais mal do que bem, de acordo com uma pesquisa divulgada antes da reunião desta semana em Davos de líderes políticos e empresariais.

Este ano foi a primeira vez que o 'Edelman Trust Barometer', que há duas décadas pesquisa dezenas de milhares de pessoas em suas instituições centrais, buscou entender como o próprio capitalismo é visto.

Os autores do estudo disseram que pesquisas anteriores mostrando um crescente sentimento de desigualdade os levaram a perguntar se os cidadãos estavam começando a ter dúvidas mais essenciais sobre as democracias capitalistas do Ocidente.

'A resposta é sim', afirma David Bersoff, pesquisador principal do estudo produzido pela empresa de comunicações norte-americana Edelman.

'As pessoas estão questionando nesse ponto se o que temos hoje, e o mundo em que vivemos hoje, é otimizado para que eles tenham um bom futuro.'

A pesquisa contatou mais de 34.000 pessoas em 28 países, desde democracias liberais ocidentais, como Estados Unidos e França, até aquelas baseadas em um modelo diferente, como China e Rússia, com 56% concordando que 'o capitalismo como existe hoje faz mais mal do que bem no mundo'.

A pesquisa foi lançada em 2000 para explorar as teorias do cientista político Francis Fukuyama, que após o colapso do comunismo declarou que a democracia capitalista liberal havia eliminado ideologias rivais e, portanto, representava 'o fim da história'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. capitalismo faz mais mal do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.