Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

CDC considera baixo o risco de peste e monitora chegadas da Sibéria, diz diretora

CDC considera baixo o risco de peste e monitora chegadas da Sibéria, diz diretora

Reuters

07/10/2026

Placeholder - loading - A diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Erica Schwartz 15 de julho de 2026 REUTERS/Evelyn Hockstein/Foto de arquivo
A diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Erica Schwartz 15 de julho de 2026 REUTERS/Evelyn Hockstein/Foto de arquivo

Atualizada em  07/10/2026

(Corrige o 5º parágrafo para 200 ​pessoas por ano, e não 200 voos, e muda a atribuição de Schwartz para o HHS)

7 Out (Reuters) - A diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, Erica Schwartz, afirmou nesta quarta-feira que o risco decorrente de um caso não confirmado de peste pneumônica na Sibéria é extremamente baixo para os EUA, mas a agência está preparada para monitorar e fazer uma triagem ⁠dos ⁠viajantes.

“Estamos trabalhando com o Departamento ​de Segurança ‌Interna, com o Departamento de Estado, o Departamento de Guerra e outras agências do governo para garantir que saibamos exatamente se alguém daquela região entrar nos Estados Unidos”, disse Schwartz ⁠no evento “O Futuro da Saúde”, organizado pelo Wall Street ​Journal em Washington.

O CDC possui um posto de saúde no Aeroporto ​Internacional John F. Kennedy que pode ‌realizar vigilância e ​triagem ⁠de viajantes da região que entram nos Estados Unidos, acrescentou.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês) dos EUA não ​respondeu imediatamente se a agência planeja estabelecer triagem no JFK.

Um porta-voz do HHS disse que cerca de 200 pessoas por ano procedentes da região da Sibéria viajam para os Estados Unidos. ​Os voos diretos entre a Rússia e os Estados Unidos estão suspensos desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022.

O órgão regulador de saúde da Rússia afirmou que não há riscos de uma epidemia na Sibéria após a morte de uma funcionária do instituto de peste local por pneumonia de origem ainda não determinada, ​em um caso que gerou preocupação internacional.

“O que estamos fazendo, de uma ‌perspectiva governamental ampla, é garantir ⁠que entendamos exatamente qual é essa ameaça”, disse Schwartz.

“Estamos muito confiantes de que a ameaça para os Estados Unidos é extremamente ⁠baixa.”

O presidente dos EUA, Donald Trump, ⁠também disse a jornalistas não acreditar ⁠que a ⁠morte ​tenha sido causada por uma arma biológica.

(Reportagem de Sriparna Roy em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.