Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Chanceler alemão diz que Europa não deve se apressar em descartar laços transatlânticos

Chanceler alemão diz que Europa não deve se apressar em descartar laços transatlânticos

Reuters

22/01/2026

Placeholder - loading - O chanceler alemão Friedrich Merz participa da 56ª reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, Suíça, em 22 de janeiro de 2026. REUTERS/Denis Balibouse
O chanceler alemão Friedrich Merz participa da 56ª reunião anual do Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, Suíça, em 22 de janeiro de 2026. REUTERS/Denis Balibouse

BERLIM, 22 Jan (Reuters) - O chanceler ⁠alemão Friedrich Merz saudou nesta quinta-feira a mudança de retórica do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia e pediu aos europeus que não se precipitem em descartar a parceria transatlântica.

Merz discursou no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, um dia depois de Trump ter ​recuado abruptamente das ameaças de ⁠impor ⁠tarifas como forma de pressão para tomar a Groenlândia e descartado o uso da força.

As ameaças dos EUA arriscaram a mais profunda ruptura nas relações transatlânticas em décadas ‌e uma guerra comercial global.

'Apesar de toda ​a frustração e raiva dos ‌últimos meses, ​não devemos ​nos apressar em descartar a parceria transatlântica', disse Merz em um discurso sobre segurança global e ​competitividade europeia.

'Nós, europeus e alemães, sabemos o quanto é preciosa a confiança na qual a Otan se apoia. Em uma era de grandes potências, os EUA também dependerão dessa confiança. É a sua - e a nossa - vantagem competitiva decisiva.'

A Europa e os EUA devem reparar a confiança sobre a qual a aliança transatlântica foi construída, disse ele.

A Alemanha estava entre os ⁠sete países europeus que enviaram um pequeno número ‌de militares para a ⁠Groenlândia na semana passada, quando a Dinamarca disse que estava dando continuidade aos planos de ‍uma presença maior e mais permanente da Otan para proteger a ​ilha.

(Reportagem ‌de Madeline Chambers e Sarah Marsh em Berlim)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.