Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Chanceler do Irã diz que seu último contato com enviado dos EUA foi antes do início da guerra

Chanceler do Irã diz que seu último contato com enviado dos EUA foi antes do início da guerra

Reuters

16/03/2026

Placeholder - loading - Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi 17/12/2025 REUTERS/Ramil Sitdikov/Pool
Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi 17/12/2025 REUTERS/Ramil Sitdikov/Pool

Por Kanishka Singh

WASHINGTON, 16 ​Mar (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse nesta segunda-feira que seu último contato com o enviado dos Estados Unidos Steve Witkoff foi antes de os EUA e Israel lançarem sua guerra contra o Irã, contradizendo uma reportagem anterior da mídia de que um canal de comunicação direta entre os ⁠dois ⁠homens foi reativado nos últimos ​dias.

'Meu ‌último contato com o sr. Witkoff foi antes da decisão de seu empregador de matar a diplomacia com outro ataque militar ilegal ⁠ao Irã', escreveu o ministro das Relações Exteriores iraniano ​no X.

'Qualquer alegação em contrário parece ser voltada ​apenas para enganar os traders ‌de petróleo ​e o ⁠público.'

O Axios informou que um canal de comunicação direta entre Witkoff e Araqchi foi reativado nos últimos dias. ​A reportagem citou uma autoridade dos EUA e uma fonte com conhecimento do assunto, que disse que Araqchi havia enviado mensagens de texto ​para Witkoff.

O Drop Site News havia informado anteriormente que Witkoff havia enviado mensagens para Araqchi. Ele citou autoridades iranianas dizendo que Araqchi estava ignorando as mensagens de Witkoff.

Os EUA e Israel iniciaram sua guerra contra o Irã em 28 de fevereiro. A guerra deixou ​dezenas de mortos no Irã e o líder supremo ‌iraniano, aiatolá Ali Khamenei, ⁠foi morto.

O Irã respondeu com seus próprios ataques a Israel e aos países do Golfo com ⁠bases norte-americanas. A guerra elevou os ⁠preços do petróleo ⁠e abalou os ⁠mercados ​em nível global.

(Reportagem de Kanishka Singh e Costas Pitas)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.