Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Chefe de vacinas da UE diz que usará todos os meios contra atrasos da AstraZeneca

    Placeholder - loading - news single img
    Frascos da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 em centro de vacinação na Antuérpia 18/03/2021 REUTERS/Yves Herman

    Publicada em  

    BRUXELAS (Reuters) - A negociadora-chefe de vacinas da Comissão Europeia, Sandra Gallina, disse nesta terça-feira que a União Europeia usará todos os meios disponíveis para obter a vacina contra Covid-19 produzida pela AstraZeneca.

    Ela não detalhou quais ferramentas seriam usadas, mas a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ameaça endurecer os controles de exportação sobre farmacêuticas que não cumprirem seus contratos de suprimento com a UE.

    No início de março, a AstraZeneca disse que tentará entregar 100 milhões de vacinas ao bloco até o começo de junho, três vezes menos do que se comprometeu a disponibilizar no contrato com a UE.

    'Pretendemos agir', disse Gallina a parlamentares do bloco, acrescentando que a UE usará 'todas as ferramentas à nossa disposição para obter as doses (da AstraZeneca).'

    'É uma pena, é um dano à reputação', disse Gallina, observando que só uma das cinco fábricas de produção de vacina listadas no contrato da UE com a AstraZeneca está entregando vacinas ao bloco.

    O contrato lista duas fábricas no Reino Unido, uma na Holanda e uma na Bélgica. Outra nos Estados Unidos consta como fornecedora reserva.

    Atualmente, só a unidade belga, administrada pela Thermo Fisher Scientific, está produzindo vacinas para a UE.

    A Comissão também iniciou um procedimento previsto no contrato com a AstraZeneca que poderia levar a um processo contra a empresa.

    (Por Francesco Guarascio)

    Escrito por Reuters

    1. Home
    2. noticias
    3. chefe de vacinas da ue diz …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.