Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Chefes de Finanças dos Brics pedem reforma das instituições financeiras globais de desenvolvimento

Chefes de Finanças dos Brics pedem reforma das instituições financeiras globais de desenvolvimento

Reuters

11/09/2026

Placeholder - loading - Pessoas carregam um outdoor do Fórum Empresarial dos Brics 2026 para colocá-lo do lado de fora do Bharat Mandapam, local onde será realizada a 18ª Cúpula dos Brics em Nova Délhi 11 de setembro de 2026
Pessoas carregam um outdoor do Fórum Empresarial dos Brics 2026 para colocá-lo do lado de fora do Bharat Mandapam, local onde será realizada a 18ª Cúpula dos Brics em Nova Délhi 11 de setembro de 2026

MUMBAI, 11 Set (Reuters) - Os ministros das ​Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos países dos Brics defenderam uma reforma das instituições financeiras globais de desenvolvimento, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, buscando dar mais voz às economias de mercados emergentes.

“Com a crescente participação das economias de mercado emergentes e em desenvolvimento na produção e no crescimento globais, a reforma da governança econômica global continua sendo uma prioridade constante dos Brics”, afirmaram os ministros das Finanças ⁠dos ⁠países dos Brics em uma declaração ​conjunta ‌divulgada na noite de quinta-feira.

“Continuaremos a fortalecer a coordenação entre os membros dos Brics para tornar as instituições financeiras internacionais mais representativas, transparentes e responsáveis”, afirmaram.

A Índia sediará a Cúpula de Líderes ⁠dos Brics neste fim de semana, com a presença prevista ​de líderes da Rússia, da China e do Irã. A cúpula ​em Nova Délhi ocorre mais de seis ‌meses após os EUA ​e ⁠Israel terem lançado ataques contra o Irã, membro dos Brics desde 2024.

O aumento dos preços do petróleo como resultado do conflito aumentou a pressão sobre ​as economias emergentes, que também sentiram o impacto da volatilidade nas tarifas comerciais impostas pelos EUA.

“Continuamos a ter sérias preocupações com a imposição unilateral de medidas relacionadas ao comércio e às finanças, incluindo o ​aumento de tarifas e medidas não tarifárias, que distorcem o comércio e são incompatíveis com as regras da Organização Mundial do Comércio”, afirmou o comunicado dos ministros das Finanças.

Embora reconheçam o trabalho realizado pela força-tarefa de pagamentos dos Brics, os chefes de Finanças pressionaram por avanços na garantia de maior interoperabilidade dos sistemas de pagamento entre os países membros.

“Incentivamos a Força-Tarefa ​de Pagamentos dos Brics a dar continuidade às discussões, com base no ‌trabalho em andamento, para facilitar soluções ⁠práticas para pagamentos transfronteiriços entre os países dos Brics, que sejam rápidos, de baixo custo, mais acessíveis, eficientes, transparentes e seguros”, afirma ⁠a declaração.

A Índia pressionará por avanços na integração ⁠das moedas digitais entre os ⁠países dos Brics, ⁠disseram ​duas fontes a par das discussões à Reuters nesta semana.

(Reportagem de Ira Dugal)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.