Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CORREÇÃO-China avalia custo econômico do coronavírus em meio a crise de proibições de viagem

Placeholder - loading - Funcionária mede temperatura de homem na entrada de complexo residencial em Wuhan 01/02/2020 China Daily via REUTERS
Funcionária mede temperatura de homem na entrada de complexo residencial em Wuhan 01/02/2020 China Daily via REUTERS

Publicada em  

Atualizada em  

(Corrige 2º parágrafo para esclarecer que mortes aumentaram 57 de sábado para domingo, e não que 57 eram as mortes acumuladas até sábado)

Por Kevin Yao e Winni Zhou

PEQUIM/XANGAI (Reuters) - Os custos econômicos e diplomáticos da epidemia de coronavírus da China aumentaram nesta segunda-feira, já que investidores provocaram uma redução de 400 bilhões de dólares no valor das ações e o governo acusou os Estados Unidos de reagirem com exagero ao surto e causarem pânico.

O número de mortes do vírus recém-identificado na China, que emergiu na cidade de Wuhan, na província central de Hubei, em dezembro, chegou a 361 no domingo, um aumento de 57 mortes em relação ao dia anterior, disse a Comissão Nacional de Saúde.

Os mercados chineses despencaram na primeira sessão realizada após o longo feriado do Ano Novo Lunar, que começou em 23 de janeiro, quando o vírus só havia tirado 17 vidas em Wuhan.

Desde então, o vírus semelhante à gripe foi declarado uma emergência global e se disseminou em cerca de duas dúzias de outros países e regiões. No domingo se comunicou a primeira morte fora da China, a de um chinês de 44 anos que morreu nas Filipinas depois de partir de Wuhan.

Wuhan e algumas outras cidades permanecem virtualmente interditadas e sujeitas a restrições de viagem severas. A China enfrenta um isolamento internacional crescente, além de restrições em voos de chegada e partida do país e proibições a viajantes chineses.

Pequim apontou o dedo para os EUA, dizendo que o país agiu para criar e espalhar medo, ao invés de oferecer qualquer assistência significativa.

Os EUA foram a primeira nação a sugerir uma retirada parcial de seu corpo diplomático e a primeira a impor uma proibição de viagem a viajantes chineses, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.

'Tudo que eles fizeram só poderia criar e espalhar medo, o que é um mau exemplo', disse Hua em um briefing pela internet, acrescentando que a China espera que os países mostrem avaliações e reações sensatas, calmas e baseadas na ciência.

As relações com Washington se tensionaram ao longo do último ano, principalmente por causa do comércio.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto uma emergência global de saúde de relevância internacional, mas também disse que proibições de viagem são desnecessárias.

'Não existe motivo para medidas que interferem desnecessariamente com as viagens e o comércio internacionais', disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china avalia custo economico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.